quarta-feira, dezembro 30, 2020

CONTRAPONTOS AO APREGOADO "RESPEITO E TRANSPARÊNCIA" DA GESTÃO SÉRGIO RUFINO

Nesses oitos anos de gestão do Prefeito Sérgio Rufino (PCdoB), o qual foi iniciado em 2013 com o discurso de um governo municipal com “respeito e transparência”, nunca houve da sua parte um estímulo para que os munícipes acompanhassem através do portal da prefeitura os seus gastos, contratações e as portarias/exonerações dos agentes públicos. Em tempos de internet e que os bons gestores buscam deixarem cristalinos seus atos administrativos, existem muitos contrapontos a serem observados pelo cidadão ipuense. 

O site da Prefeitura de Ipu, epicentro nessa relação gestor-contribuinte, em termos de atualizações dos dados de agentes públicos e da busca de interação com o cidadão, também observando as avaliações feitas pelo TCE ( através Índice de Transparência Municipal), nunca esteve entre os mais bem avaliados do estado. 

Por que o gestor não se interessa por essa interação dos seus atos administrativos com os cidadãos ipuenses?

ACOMODAÇÕES POLÍTICAS 

Existe em Ipu um total de 19 (Dezenove) Secretarias (incluindo as Autarquias que possuem o mesmo status) na estrutura administrativa - a qual chegou a esse número durante as esticadas de cordas da gestão Sávio Pontes (2009-2012). Apesar dos hiatos que existem no site da Prefeitura, percebe-se que existem portarias com nomeações e exonerações obscuras que envolve vereador, suplente de vereador, irmão de vereador e até pai de vereador. 

As Secretarias de Relações Institucionais e a Ouvidoria do Município são os maiores exemplos de um vergonhoso rosário de nomeações e virtuais apadrinhamentos, pois são nomes que não se percebe ações de função pública junto a comunidade. Enquanto isso, Secretarias estratégicas para o progresso municipal e integração social como a da Cultura e a de Esportes, passaram quatro anos acéfalas. 

Na imagem acima, observe-se a edição do Diário Oficial de 29/12/2020 com os titulares e suas respectivas pastas nesse final de segundo mandato. 

O ESTRANHO GABINETE DO PREFEITO

Em toda gestão municipal a chefia de gabinete é uma espécie de coração administrativo e político. Apesar da imprensa e dos eventos oficiais anunciarem que Tião Rufino, irmão do Prefeito, é o Chefe de Gabinete, oficialmente não o é. Desde o início de 2018, o cargo é oficialmente ocupado por um sobrinho do prefeito, mas o site estranhamente, assim como o cerimonial e as publicações nos veículos de mídia parceiros da gestão, omitem o seu nome, como assim também faz o layout da página (veja aqui) do site da prefeitura. O Gabinete, além de repleto de nomeações de conhecidos correligionários políticos dos Irmãos Rufino, estranhamente tem até um assessor de imprensa que é totalmente desconhecido do nosso meio.

O FIM DO DISCURSO DA TRANSPARÊNCIA

Como percebemos, existem muitos vazios deixados pelo gestor o qual nunca veio a público esclarecer e justificar essas dezenas de portarias de caráter ético questionável. Nesse sentido, "Respeito e Transparência" foi um slogan corretamente abandonado por Sérgio Rufino em seu segundo mandato. 

Nenhum comentário: