sexta-feira, dezembro 18, 2020

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE A CASSAÇÃO DO PREFEITO ELEITO JOSÉ SARTO (PDT)

O Ministério Público Eleitoral pediu à Justiça Eleitoral, nesta quinta-feira (17), a cassação dos registros de candidatura do prefeito eleito de Fortaleza, José Sarto Nogueira (PDT), e do vice, José Élcio Batista (PSB). De acordo com o MP Eleitoral, os então candidatos teriam sido beneficiados pela "prática de abuso de poder político e econômico e captação ilícita de sufrágio”.

Sarto Nogueira foi eleito prefeito de Fortaleza em 2020 com 51,69% dos votos válidos. No segundo turno do pleito, ele derrotou o candidato apoiado por Bolsonaro em Fortaleza, Capitão Wagner, que teve 48,31% dos votos válidos.

A assessoria da chapa eleitoral formada por Sarto Nogueira e Élcio Batista informou ao G1 que ainda não foi notificada e teve acesso ao conteúdo da ação. A defesa de ambos acrescentou que só deve se pronunciar após tomarem conhecimento das denúncias.

Além do prefeito e do vice-prefeito eleitos em Fortaleza, o Ministério Público também solicitou a cassação dos registros de candidatura ou dos diplomas de Lúcio Albuquerque Figueiredo Bruno, Marta Maria do Socorro Lima Barros Gonçalves e Francisco Albuquerque de Moura.

O órgão não divulgou com a justificativa que a investigação dos fatos tramita em segredo de justiça por possuir documentos sigilosos. Os membros do Ministério Público Eleitoral também solicitaram a aplicação da multa.

Fonte: G1

Nenhum comentário: