quinta-feira, junho 10, 2021

EDITORIAL - O PORQUÊ DE TANTA POLÊMICA NA VACINAÇÃO DE IPU

Desde a última terça, 08/06, quando a Secretaria de Saúde de Ipu anunciou o início da vacinação da população com menos de 60 anos que uma série de questionamentos foram levantados sobre os critérios adotados na seleção daqueles que seriam imunizados. No rádio e nas redes sociais houve até quem suspeitasse que a escolha estava sendo política. Teve até um reconhecido apoiador do prefeito que fez uma grave denúncia contra a secretaria de saúde: "
Tem casos de pessoas que estão passando em postos de saúde e levando a vacina para casa." (veja o áudio aqui).

NÃO HOUVE ESCOLHA POLÍTICA 
Os nomes divulgados pela Secretaria de Saúde de Ipu foram de acordo com a relação fornecida pela Secretaria de Saúde do estado do Ceará, mediante cadastro realizado pela plataforma online do governo. Assim como aconteceu na maioria dos municípios cearenses, o Governo Estadual fez um "corte" nas inscrições já realizadas anteriormente. Uma vez feita essa triagem, enviou uma determinada quantidade de vacinas para cidades como o Ipu. Logicamente aqueles que não foram vacinados nessa primeira etapa, deverão serem contemplados em outras próximas relações.

ERRO DE LOGÍSTICA
A Secretaria de Saúde de Ipu cometeu uma falha operacional primária. A mesma não fez nos meses anteriores uma ampla divulgação junto aos munícipes para que realizassem o seu cadastro, bem como não disponibilizou locais (poderia ser nos postos de saúde) para a realização dos mesmos junto aos ipuenses que não tem habilidade e acesso as plataformas digitais. 
Somente essa semana que houve a disponibilização de servidores públicos para este fim. A velha "economia de palito" da gestão ficou, mais uma vez, evidenciada e o cidadão prejudicado. 

FALHA NA COMUNICAÇÃO
Quando na última segunda, 07/06, a Prefeitura usou as redes sociais para anunciar o início dessa modalidade de vacinação, a mesma não fez um ação coesa de esclarecimento a população sobre os critérios adotados. Milhares de Ipuenses ficaram pensando que a imunização para eles seria em formato de mutirão, ou seja; vai lá, entra na fila que é vacinado. Nessas horas a internet e o rádio se mostram fundamentais, mas nada que seja complementado pelo velho e bom "carro de som". 

Botemos também nessa conta também a falta de habilidade de comunicação do próprio Prefeito Robério Rufino, o qual tem a dificuldade de liderar essa travessia e não cuida como a autoridade municipal maior em repassar as mensagens de extrema importância aos cidadãos ipuenses em tempo hábil.

ESPERANÇA DE DIAS MELHORES
Apesar da ansiedade de muitos, as quais geram esse tipo de murmurinho em meio ao grave cenário de contaminações e óbitos em Ipu (veja o último Boletim epidemiológico abaixo), temos uma luz no fim do túnel ficando mais forte agora.  Aguardemos então mais ipuenses serem vacinados!

Nenhum comentário: