terça-feira, julho 27, 2021

LULA PERDE POPULARIDADE DIGITAL APÓS DEFENDER DITADURA CUBANA

EDITORIAL: A popularidade digital de Lula da Silva caiu de 43,18 pontos para 27,48 entre os dias 12 e 14 de julho, conforme levantamento da consultoria Quaest. O motivo de queda tão abrupta foi a defesa que o ex-presidente fez do regime cubano, que reprimiu duramente manifestantes em Cuba no dia 12.

Enquanto o mundo civilizado se chocava com a brutalidade das forças de segurança de Cuba contra cidadãos que ousaram protestar contra a falta de vacinas contra a covid-19 e contra a escassez crônica de alimentos na ilha, o chefão petista caprichou: disse que a manifestação de cubanos havia sido uma mera 'passeata' e teve a audácia de negar a violência que todo mundo testemunhou.

Para completar, o PT soltou um 'comunicado de apoio ao povo e ao governo de Cuba', como se fosse possível apoiar, ao mesmo tempo, quem apanha e quem bate. Lula aparece à frente nas pesquisas de intenção de voto menos por seus méritos, e mais porque o presidente Jair Bolsonaro faz um governo tão ruim que, para parte do eleitorado, a mera perspectiva de sua reeleição tornou a volta do petista ao poder uma possibilidade aceitável.

Mas a indecência de Lula ao apoiar um governo que reprime selvagemente o próprio povo certamente serviu para abalar as eventuais ilusões de muitos eleitores ingênuos a respeito do petista. Lula poderia ter a grandeza de pelo menos parar de elogiar a terrível ditadura cubana. Ao não fazê-lo, autoriza a suposição de que, no fundo, quer mesmo é encarnar Fidel e governar até a morte - e além. 

fonte: O Estadão.

Nenhum comentário: