quinta-feira, julho 01, 2021

SANTA QUITÉRIA ZERA INTERNAÇÕES POR COVID NO HOSPITAL DE CAMPANHA: TAXA DE INFECÇÃO CAIU 226%

O hospital de campanha do município de Santa Quitéria, no Sertão Central do Ceará, está há mais de 24 horas com todos os leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19 vazios. O último paciente internado, um idoso de 86 anos, recebeu alta na manhã desta terça-feira, 29, sob aplausos da equipe de profissionais de saúde que trabalha no local.

Inaugurada há cerca de quatro meses, a unidade dispõe atualmente de 12 leitos clínicos, mas no pior momento da pandemia na cidade, em fevereiro último, chegou a ter 32 pacientes internados. O secretário municipal de saúde, Adeilton Mendonça, destaca que o equipamento foi essencial para enfrentar a segunda onda de infecções. “Vimos os hospitais regionais lotando rapidamente, e tínhamos que fazer algo para que a população não ficasse sem atendimento”, conta Mendonça.

Para o prefeito José Braga Barrozo (PSB), a mudança de cenário epidemiológico na cidade reflete o avanço da campanha de vacinação e o esforço dos profissionais da saúde. “Esse é o resultado de um trabalho árduo dos profissionais da saúde e do ritmo acelerado da vacinação em nossa cidade. Não sei como vai ser o futuro, mas vamos continuar com medidas de combate à Covid-19 para que os números permaneçam caindo”, afirma o gestor.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 126 dias de operação, o hospital de campanha atendeu 133 pessoas pacientes com sintomas leves ou moderados. Ainda conforme a pasta, embora os leitos estejam vazios, a estrutura continuará disponível para atender pacientes, caso haja demanda.

VACINAÇÃO

Santa Quitéria já vacinou 14.704 pessoas com a 1ª dose, o que corresponde a 45,9% da população adulta do município, estimada em 32 mil habitantes pelo IBGE. Já a 2ª dose foi administrada em 6.321 pessoas, ou 19,7% das pessoas com mais de 18 anos. As informações são da ferramenta Vacinômetro, atualizada na noite desta quarta-feira, 30.

O avanço da campanha de imunização coincide com a melhora dos indicadores da pandemia na cidade. Segundo a plataforma IntegraSus, Santa Quitéria não registra óbitos em decorrência da Covid há pelo menos oito dias. No acumulado de junho, a cidade registrou 225 novos casos da doença, cerca de 227% a menos do que os 736 diagnosticados verificados no mês anterior.

Fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário: