sexta-feira, julho 30, 2021

VARIANTE DELTA É IDENTIFICADA PELA PRIMEIRA VEZ NO CEARÁ; IVO GOMES CONFIRMA CASO EM SOBRAL

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informou, nesta quinta-feira (29), que quatro casos da variante Delta da Covid-19 foram identificados no Ceará. Os viajantes, oriundos do Rio de Janeiro, foram testados entre os dias 19 e 21 de julho, no Aeroporto de Fortaleza. São três mulheres e um homem, com idades entre 22 e 26 anos.

A pasta informa que os casos – os primeiros confirmados no Estado – e seus respectivos contatos são monitorados. A recomendação é de que todas as pessoas presentes nos voos listados abaixo realizem quarentena de 14 dias. São eles:

Voo Gol 2021 de 19/7/2021 – Rio de Janeiro → Fortaleza

Voo Latam 3383 de 20/7/2021 – Rio de Janeiro → Fortaleza

Voo Azul 4763 de 21/07/2021 – Rio de Janeiro → Fortaleza

Os demais passageiros e tripulantes também devem entrar imediatamente em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/CE) pelo número (85) 98724-0455 (das 9h às 17 horas) ou comparecer para realização do exame RT-PCR no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen).

O local já possui a lista com os nomes de quem estava nas aeronaves.

“A Sesa e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão realizando busca ativa na lista dos passageiros e tripulantes de três aeronaves vindas do Rio de Janeiro, onde estavam os quatro viajantes que testaram positivo para a variante originária da Índia”, informou a pasta, em nota.

Além da Delta, outras mutações da cepa do coronavírus foram identificadas nas 17 amostras positivas para a Covid-19 já coletadas no Aeroporto de Fortaleza e analisadas pela Fiocruz. Dentre elas, a Gama, encontrada inicialmente no Brasil, em Manaus.

Ao comunicar a confirmação dos quatro casos, o governador Camilo Santana (PT) frisou a necessidade de manter os cuidados para evitar a contaminação da doença.

SOBRAL EM ALERTA 

Nenhum comentário: