segunda-feira, agosto 09, 2021

CONTROLE DE FACÇÕES NO CEARÁ É DESTAQUE NACIONAL E MANCHA IMAGEM DO ESTADO

O jornal O Globo trousse ontem (8) reportagem sobre o controle das facções no Ceará. São duas páginas mostrando a triste realidade. Atualmente, o Estado é apontado como o mais violento, devido às organizações criminosas. Para muitos especialistas, diante do poderio  financeiro do crime e sua relação até com setores da classe política, as tornou mais fortes nos últimos anos.

O Secretário de Segurança, Sandro Caron, não tem conseguido, por exemplo, diminuir o poder desses grupos em relação ao poder do Estado. 

O Ceará já havia sido destaque negativo no combate à violência em 2020. O estado teve o maior aumento da violência no ano passado em relação a 2019, conforme dados do Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.Após um ano de queda em 2019, o número de mortes violentas no estado do Ceará disparou: passou de 2.235 em 2019 para 4.039 em 2020. Ao contrário de outros estados, o isolamento social estimulado pelas autoridades por conta da pandemia da Covid-19 não impediu o aumento das mortes em nenhum dos 12 meses.


Nenhum comentário: