segunda-feira, agosto 02, 2021

PARA ONDE IRÃO OS VOTOS DOS EVANGÉLICOS DE IPU PARA DEPUTADO EM 2022?

O ex-vereador e pastor Asarias Araújo deverá apoiar, mais uma vez, o também pastor Jaziel Pereira (PR) para Deputado Federal junto a sua comunidade evangélica. No pleito de 2018, o candidato do atual subsecretário de saúde de Ipu, obteve 214 votos. Os votos de Jaziel foram, em sua maior parte, casados com aqueles que foram dados para sua esposa e Deputada Estadual, Dra. Silvana (PR), a qual obteve 186 sufrágios. 

Asarias afirmou em uma rede social que a votação do Deputado Federal está sendo retribuída aos ipuenses com o envio de 400 mil reais para custeio na saúde municipal. O enfermeiro também diz que um ônibus já foi anunciado pelo parlamentar para a Prefeitura de Ipu e que Dra. Silvana, por sua vez, destinou 200 mil reais para uma UBS na localidade de São Félix. 

DIVISÃO DOS VOTOS

Com aproximados 2.500 ipuenses que se declaram como evangélicos - de acordo com dados do IBGE, esse nicho eleitoral não vota em um só candidato nas eleições parlamentares. Afora Jaziel e Silvana, uma dezena de candidatos evangélicos tem sempre abiscoitado votos nas urnas de Ipu nas últimas eleições para deputado. 

Esse setor da sociedade tem capacidade de eleger até dois vereadores para o legislativo local, mas historicamente nunca teve uma efetiva liderança local no seu meio. Asarias, por exemplo, apesar de ter sido em 2016 o primeiro pastor evangélico eleito vereador, teve sua votação advinda em grande parte dos seus companheiros de atuação na saúde municipal. 

Nenhum comentário: