segunda-feira, agosto 02, 2021

PARA ONDE IRÃO OS VOTOS DOS EVANGÉLICOS DE IPU PARA DEPUTADO EM 2022?

O ex-vereador e pastor Asarias Araújo deverá apoiar, mais uma vez, o também pastor Jaziel Pereira (PR) para Deputado Federal junto a sua comunidade evangélica. No pleito de 2018, o candidato do atual subsecretário de saúde de Ipu, obteve 214 votos. Os votos de Jaziel foram, em sua maior parte, casados com aqueles que foram dados para sua esposa e Deputada Estadual, Dra. Silvana (PR), a qual obteve 186 sufrágios. 

Asarias afirmou em uma rede social que a votação do Deputado Federal está sendo retribuída aos ipuenses com o envio de 400 mil reais para custeio na saúde municipal. O enfermeiro também diz que um ônibus já foi anunciado pelo parlamentar para a Prefeitura de Ipu e que Dra. Silvana, por sua vez, destinou 200 mil reais para uma UBS na localidade de São Félix. 

DIVISÃO DOS VOTOS

Com aproximados 2.500 ipuenses que se declaram como evangélicos - de acordo com dados do IBGE, esse nicho eleitoral não vota em um só candidato nas eleições parlamentares. Afora Jaziel e Silvana, uma dezena de candidatos evangélicos tem sempre abiscoitado votos nas urnas de Ipu nas últimas eleições para deputado. 

Esse setor da sociedade tem capacidade de eleger até dois vereadores para o legislativo local, mas historicamente nunca teve uma efetiva liderança local no seu meio. Asarias, por exemplo, apesar de ter sido em 2016 o primeiro pastor evangélico eleito vereador, teve sua votação advinda em grande parte dos seus companheiros de atuação na saúde municipal. 

Um comentário:

maurifisica disse...

Aos leitores dessa matéria não admirem o fato das igrejas evangélicas de Ipu, não terem o costume de eleger vereadores com votos dos fiéis, isso ocorre porque as lideranças deixam os seus congregados bem avontade para votar em seu candidato de preferência ou que jugue que irar fazer o bem pela nossa cidade. Vejo isso como algo positivo, pois o voto é individual e uma escolha pessoal.