quinta-feira, julho 28, 2022

PREOCUPANTE!!!! - IPU TEM ALTA DEFICIÊNCIA NO ACESSO A SAÚDE PÚBLICA, DIZ JORNAL.

Mesmo sediando um hospital polo e ter sido uma das cidades que mais recebeu nos últimos anos emendas parlamentares para a saúde municipal, o Ipu, infelizmente, está em um levantamento destacado no jornal Diário do Nordeste, na edição do último dia 22 de julho, como uma das cidades com um grau "Muito Alto" de deficiência no acesso da sua comunidade aos serviços de saúde pública. 

A análise da realidade socioeconômica e do acesso aos serviços de saúde foi feita em momentos diferentes antes e ao longo da pandemia. A combinação desses dois fatores expõe mais ainda um sistema municipal de saúde cheio de "buracos" que vão da falta de medicamentos, falta de programas de prevenção, ausência de médicos especialistas e ineficiência nos atendimentos de urgência e emergência. Um dos pontos mais debatidos nas redes sociais dos ipuenses é, por exemplo, a ausência de uma ambulância equipada para atendimento e/ou transferência de urgência. 

O desafio para melhorar essa situação está nas mãos da secretária de saúde Mabel Girão. Antes dela, a saúde municipal foi tocada nos últimos anos por Tião Rufino, tio do prefeito Robério Rufino, 

ENTENDA

O retrato de 136 municípios cearenses na classificação mais grave de desigualdade de saúde, com base em dados de janeiro de 2022, foi elaborado no Índice de Desigualdades Sociais para Covid-19 (IDS-Covid-19). A análise faz parte de pesquisa do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) da Fiocruz Bahia. Para estabelecer comparativos, a análise foi feita em 4 momentos diferentes: fevereiro e julho de 2020, março de 2021 e janeiro de 2022.

São 43 cidades na classificação de desigualdade social em saúde alta, 4 no nível médio e apenas 1 (Fortaleza) com índice baixo. A ideia do grupo foi avaliar como a pandemia impactou o acesso da população aos serviços de saúde e dispor de uma base de dados para nortear políticas públicas.

Com informações do Diário do Nordeste (leia a matéria na integra clicando aqui)

Nenhum comentário: