sábado, julho 23, 2022

VEREADOR DE IPU TEM MANDATO CASSADO PELO TRE-CE E FICA INELEGÍVEL POR OITO ANOS

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) manteve nesta sexta-feira, 22, a cassação do mandato do vereador Evaldo Gomes Oliveira (PCdoB), reeleito nas eleições municipais do município de Ipu, em 2020. A sentença se deu devido às acusações de captação ilícita de sufrágio, conhecida como compra de votos. Além de cometer abuso de poder não só político, mas também econômico. A sessão foi presidida pelo desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto.

Na sessão, também foi aplicada as sanções de multa no valor de 25 mil UFIRs a Evaldo Gomes, além de inelegibilidade pelos oito anos seguintes ao pleito eleitoral de 2020, pelas mesmas condutas em fatos diversos. As decisões foram unânimes pelos membros do colegiado.

A decisão cabe recursos protocolares de embargo, mas sem a anulação da sentença. Normalmente essa manobra "segura no cargo" o político por alguns dias apenas. 

BRASÍLIA

É praxe que o vereador agora cassado, recorra para o STE em Brasília, mas sem ocupar o cargo. 

QUEM ASSUME?

Uma vez anulados os 1.089 votos de Evaldo, a vaga será preenchida pelo vereador Genesio Mororó (PSD) pela média partidária de 1.456 votos que seu partido somou na última eleição. O quociente eleitoral por vaga para vereador nas últimas eleições de Ipu foi de aproximados 1.854 votos.

Nenhum comentário: