segunda-feira, dezembro 05, 2011

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DO IPU: DR. THOMAZ CORRÊA É "HONORIS CAUSA".

O médico ipuense Thomaz de Araújo Corrêa recebeu no último de 25 de novembro, no Auditório Central da UVA, campus Betânia em Sobral/CE o título de doutor "Honoris Causa".
O título foi concedido ao clínico geral em reconhecimento a sua carreira como médico há mais de 62 anos exercido na cidade de Ipu. Esse é o mais alto título dado por uma universidade a uma personalidade com grande destaque nas artes, ciências, filosofia, letras, na promoção da paz, de causas humanitárias e também por sua boa reputação, virtude e mérito.
No auditório, fizeram parte da mesa o reitor da Universidade Vale do Acaraú, Antônio Colaço a Vice-reitora, Maria Palmira Soares de Mesquita o Deputado Federal, Pe. José Linhares, ex-Deputado Estadual, Gomes Farias, Dr. José Maria Bonfim, Pároco de Ipu, Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva e o homenageado Dr. Thomaz de Araújo Corrêa.
Honoris causa, abreviado como h.c., é uma locução latina (em português: "por causa de honra") usada em títulos honoríficos concedidos por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário, mas que se tenham destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias, etc), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.
Historicamente um Doutor honoris causa (ou Doctor honoris causa) recebe o mesmo tratamento e privilégios que aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional - a menos que se especifique o contrário.
A pessoa que recebe o título de "doutor honoris causa" pode usar a abreviação "Dr. h. c.". Caso já tenha um título de doutorado acadêmico, poderá utilizar a abreviação "Dr. Dr. h. c.". A pessoa honrada com mais de um título de doutor honoris causa, poderá usar a abreviação "Dr. h. c. mult." (Wikipédia, a enciclopédia livre).
Fonte: Ipunotícias.com

Nenhum comentário: