sexta-feira, dezembro 23, 2011

TESE DE MESTRADO: HISTORIADOR ABORDA EVOLUÇÃO OLIGÁRQUICA DO IPU NO SÉCULO XIX.

O historiador ipuense Raimundo Alves de Araújo conseguiu titulação acadêmica de Mestre. O educador defendeu recentemente junto a Universidade Estadual do Ceará (UECE) sua tese (dissertação) com o tema: Família e o Poder - a construção do Estado no Noroeste Cearense no século XIX.
O Professor Raimundo Araújo  que atualmente reside e trabalha em Sobral, fez aprofundada pesquisa sobre os principais personagens da sociedade de Ipu e região. Dentre estes muitos latifundiários com intensa atuação política no Partido Liberal ou no partido Conservador, partidos que monopolizaram a vida política brasileira no período monárquico, são citados em seu trabalho as querelas que envolveram o Padre Corrêa, o Senador Catunda e a Família Mourão.
Dentre os nuances da história oligárquica da região Noroeste do Ceará onde Padres se transformaram patriarcas de famílias ilustres e Coronéis faziam valer a lei do mais forte, Raimundo concluiu que o histórico Senador Pompeu Brasil chegou a residir em Ipu.
A sociedade ipuense aguarda a transformação da dissertação do historiador em livro.

4 comentários:

Petinha Lira disse...

Quizera eu estar presente e poder me deliciar da sapiência deste nosso ipuense que tanto admiro. Parabéns meu nobre amigo e, desde já, estou na fila de espera pelo seu livro.
Um grande abraço.
Petinha Lira

Júnio Cidade disse...

Parabéns Raimundão,torço muito pelo deu sucesso,me orgulho muito de ser seu irmão.Um abraço Júnior....

Anônimo disse...

Deveria ser disponibilizada em pdf para leitura no site da UECE.

Anônimo disse...

SÁVIO PONTES VOTAREI EM VC CLAUDIANA