quinta-feira, fevereiro 14, 2013

CRATEÚS SE MOBILIZA CONTRA A SECA


"O sertão sofre, o cearense padece, a água desaparece, tá faltando feijão. A panela tá vazia e o que o povo mais queria era cuidar da plantação. Nosso gado tá morrendo, é triste a situação, o dono já não tem mais recurso para ração, esperamos, portanto a chuva do criador e ação do governador pra nossa região". Com esses versos do poeta crateuense Edmilson Lopes Providência, será aberta, amanhã à noite, uma reunião para discutir a estiagem e suas consequências neste município.

O encontro será realizado na Associação Comercial e Industrial, promovido por esta entidade, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Academia de Letras de Crateús (ALC).

Na pauta, a discussão sobre o tema, que castiga o município e a região, bem como a elaboração de um documento e formação de uma comissão para ir ao governador do Estado, Cid Gomes, em busca de soluções emergenciais. A cidade está em vias de entrar em colapso no abastecimento de água e essa é uma das grandes preocupações das entidades organizadoras do encontro. O comércio também sofre com a estiagem.

"Queremos urgência nas ações do Governo do Estado em nossa cidade. Vamos tentar tirar um documento com todas as entidades mostrando a gravidade e pedindo intervenção imediata com ações concretas porque ou chove ou teremos um colapso no abastecimento. Para amenizar a saída vai ser a perfuração de poços, a construção de uma adutora no açude carnaubal, limpeza de poços existentes, entre outras soluções", destaca o poeta Edmilson, um dos coordenadores do encontro.

Falta d´água

O Açude Carnaubal, que abastece a cidade, está com apenas 9,5% da capacidade, o que aumenta a chance de falta d´água. Na semana passada, os técnicos da Cagece e Cogerh apresentaram informações sobre as ações e o planejamento para impedir o desabastecimento de água ao promotor de Justiça, Hugo Frota Magalhães Porto Neto e daí, então, a sociedade civil organizada de Crateús tomou ciência da real situação e da possibilidade iminente de ficar sem água, caso não chova no município.

De acordo com estudos realizados pela Cogerh e Cagece, a previsão é de que a cidade tenha água do reservatório até o mês de abril e, a partir daí, a Cagece tenha que partir para o bombeamento a fim de manter o abastecimento de água para a população urbana. Caso a quadra invernosa não ocorra a ponto de recarregar o reservatório, a projeção dos técnicos é que abasteça a cidade até o mês de setembro. Daí em diante, a cidade pode passar a ser abastecida por carros-pipas.

A situação é ainda mais grave por conta da falta de uma adutora no açude. O pedido para a construção de uma adutora foi feito pelo órgão e também pela Prefeitura ao Governo do Estado do Ceará.

As chuvas estão escassas no Estado. No último dia 12, ocorreram pequenas precipitações em alguns municípios do litoral, Maciço de Baturité, Ibiapaba, região jaguaribana, Cariri, Sertão Central e nos Inhamuns. As maiores chuvas ocorreram em Ibiapina, na região da Ibiapaba, com 40mm e em Orós, 25mm.

De acordo com a Funceme, em seu prognóstico anual, divulgado no fim de janeiro, a probabilidade da quadra chuvosa ficar abaixo da média, neste ano, é de 45% contra 35% de permanecer dentro da média e de apenas 20% de ser superior à média. Para a CDL, o intuito é que a reunião resulte na elaboração de um plano emergencial de um sistema de abastecimento de água para a cidade.

"Temos que ter um plano emergencial, pois os dias estão passando e nada de chuvas. Aqui e acolá ocorrem chuvas localizadas, mas precisamos de chuvas intensas para a recarga do nosso reservatório. E como não estão chegando precisamos de soluções. O comércio está se ressentindo e o homem do campo perdendo a esperança", ressalta Wagner Claudino Sales, presidente da entidade.
Fonte: DN

3 comentários:

Anônimo disse...

DESCASO NO CARNAVAL DO IPU

Depois de termos mostrado o descaso e desprezo por parte da prefeitura de IPU, em relação à limpeza pública em nossa cidade, no final de ano. Agora no Carnaval não foi diferente, quem ficou para curtir o feriado de carnaval na cidade acima citada, teve que dividir espaço com os animais soltos nas ruas e lixos espalhados nas esquinas. Agora só nos resta esperar um São João com as ruas limpas, cidade bem iluminada e animais presos, para assim nosso povo poder passar um feriado digno e longe do descaso da administração do Prefeito Sérgio Rufino.

Anônimo disse...

A SITUAÇAO E TAO CAOTICA KT QUE MIM SINTO IMPOSSIBILITADO DE FAZER QUALQUER COMENTARIO,AQUILO QUE TODOS NOS SABEMOS,COMO FICA A POPULAÇAO,P´RINCIPALMENTEO HOMEM DO CAMPO.

Anônimo disse...

EU TÔ É COM MUITA SAUDADE DA NOSSA CORRINHA.