quinta-feira, junho 24, 2021

"TREVAS" - MORADORES DO BAIRRO PEREIROS ESTÃO HÁ MAIS DE DOIS MESES COM POSTES APAGADOS

São inúmeras as reclamações do cidadão ipuense sobre a falta de uma ação mais rápida por parte da Prefeitura no conserto dos postes de iluminação pública com lâmpadas apagadas, sobretudo nas regiões periféricas de Ipu. Os moradores do Bairro Pereiros, por sua vez, engrossam esse coro de insatisfeitos.

Na avenida Manoel Assis nas proximidade do chafariz e também da rua que dá acesso a capela João Paulo II, existem dois postes com defeito há mais de dois meses. 

Não existe por parte da Secretaria de Obras uma comunicação ampla (um número de para reclamações, por exemplo) com a comunidade para que a mesma faça seus reclames, bem como os profissionais esperam chegar a reclamação do contribuinte para só depois fazerem a reposição de lâmpadas.   

EMPRESA CONTRATADA 

A empresa Prourbi Projetos Construções e Serviços Ltda foi contratada com o Valor de R$ 1.231.764,92 (um milhão, duzentos e trinta e um mil, setecentos e sessenta e quatro reais e noventa e dois centavos) para realizar esse tipo de ação. 

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, KT! Eu, enquanto morador dos Pereiros, confirmo os fatos aqui relatados sobre as falhas na iluminação pública do bairro. Contudo, vou além: a administração pública do Ipu, no que se refere à manutenção da iluminação pública carece de transparência, efetiva publicidade dos canais de comunicação entre empresa que cuida da iluminação e o público/clientes que pagam altos valores na taxa de iluminação pública e, dentre os problemas ora mencionados, também acrescento o seguinte: a incoerência!
É bastante relevante que a prefeitura venha desde pelo menos os últimos quatro anos se esforçando para modernizar a iluminação de avenidas, e mais recentemente, das praças. No entanto, ao trafegar por uma avenida bem iluminada e olhar para qualquer rua adjacente (ruas laterais) o que você irá perceber é que estas, as adjacentes, continuam com uma iluminação bem precária. Onde que chegar: no fato de que é muito fácil manter bem iluminadas apenas as avenidas que serão vistas por pessoas de fora e que estejam de passagem pelo Ipu e poderão pensar "nossa, que cidade bem cuidada". Porém, você, nobre visitante, passou apenas pela única parte bem cuidada, e que é justamente a única que a prefeitura quer que você veja.
Veja bem, meu discurso aqui é no sentido de fazer com haja a percepção de que embelezar um lugar para os outros ver é muito bom, mas cuidar deste mesmo lugar para quem mora nele é melhor ainda. Prefeitura, olhe menos para a área central da sede do município e comece a cuidar da periferia. Não é nem um pouco raro que no Ipu, fora das ruas principais, você se depare com ruas bastante escuras, com luminárias que ainda possuem lâmpadas incandescentes, daquelas amarelas que pouco iluminam, isso quando o problema não for maior, ou seja, luminárias que estão a muito tempo queimadas, seja por ação de vandalismo, seja por apatia dos moradores que não exigem a reparação dos postes, seja pela prefeitura que não executa um plano ordenado de melhoraria de iluminação, não apenas da sede do município, mas também de distritos e áreas rurais. No bairro do Escondido, uma determinada vereadora de situação, conhecida por apresentar inúmeros projetos, apresentou à câmara municipal um projeto de indicação para troca das luminárias do respectivo bairro. Sobre este contexto, destaco três fatos: (1) o projeto foi atendido pelo executivo; (2) foi melhorada apenas a iluminação da Av. Tenente José Araújo, enquanto que as ruas adjacentes continuam com iluminação antiga; (3) apesar de melhorada a iluminação, vários postes já apresentaram lâmpadas queimadas e que não foram devidamente trocadas. No bairro da Boa Vista, a Av. José Carvalho de Aragão acabou de receber uma nova iluminação de LED, já as diversas ruas adjacentes continuam com iluminação falha. No bairro do Alto dos 14, em uma obra de urbanização da Boulevar Sebastião Carlos foi construído um calçadão e com ele foram colocados diversos postes com iluminação nova, porém, a metade já se encontra queimada, sem a devida manutenção. Deste modo, fica claro que prefeitura de Ipu, assim como faz quando da construção de diversos equipamentos públicos, tem um sério problema que é o de garantir manutenção, e o mesmo ocorre com a iluminação pública, onde é feito investimento na modernização, mas depois fica tudo abandonado e as escuras, isto quando a prefeitura por conta própria não decide optar por desativar parte das lâmpadas, sabe-se lá o por qual motivo. É o seu, meu e nosso dinheiro, caríssimo cidadão ipuense, descendo pelo ralo.
(continua...)