domingo, abril 17, 2022

SEM CIRO NO PÁREO, LULA PODERIA VENCER LOGO NO PRIMEIRO TURNO

Uma das estratégicas (e esperança) do PT para "liquidar a fatura" logo no primeiro turno será a de ampliar a sua votação no Nordeste. Em 2018, o único estado nordestino no qual o PT com Haddad perdeu foi no Ceará para Ciro Gomes (PDT). No segundo turno e sem o pedetista no páreo, o candidato de Lula venceu em todo Nordeste e também no Pará e no Tocantins. 

Com uma média de 40% da preferência no eleitorado brasileiro segundo as últimas pesquisas, Lula precisa teoricamente de mais 10% para evitar o segundo embate com Bolsonaro. Nesse sentido, os 6 a 8% de Ciro - isso considerando que a grande maioria dos seus eleitores são de esquerda e não votariam no presidente de direita - seriam imprescindíveis para que o petista diminuísse a possibilidade de um perigoso e plebiscitário segundo turno. Sem Ciro, a cúpula do PT também acredita que as pesquisas logo trariam um sentimento de vitória o que cooptaria os indecisos e adeptos do voto útil.

Em outra frente, Lula torce para que no dia 18 de Maio, União Brasil-DEM-PSDB unifiquem uma candidatura de centro a qual atrapalharia Bolsonaro tirando-lhe votos dos anti-petistas. Isso acontecendo e se houvesse a desistência de Ciro em meio as pressões de grande parte do PDT, fariam de Lula um potencial vencedor logo no próximo dia 2 de outubro.   

Kleber Teixeira Santos - Historiador e Analista Político

Nenhum comentário: