segunda-feira, setembro 24, 2012

2014: ELEIÇÕES EM FORTALEZA DEFINIRÁ A SUCESSÃO DE CID GOMES

Sucessão Governamental cearense 2014
A sucessão governamental dá seus primeiros passos nos bastidores e tem o resultado das eleições municipais de Fortaleza como termômetro, mas não esquecendo que as movimentações interioranas também podem ser utilizadas como referência. Fatalmente a capital cearense terá mais um segundo turno e não está garantida a presença de Moroni Torgam (DEM). Um embate entre o PSB de Roberto Cláudio e o PT de Elmano Freitas pode acontecer, observando a ascensão de ambos nas últimas pesquisas,  deixando a cisão de Cid Gomes e Luizianne em campo de batalha.

Se o PT da Prefeita sair vencedor a mesma se habilita de vez para a sucessão governamental. Nesse caso, os caciques Cid e Ciro Gomes não poderiam fazer indicações pessoais em um pleito delicado contra Luizianne apoiada pelo Lulismo e isso enfraqueceria o nome do Ministro Leonidas Cristino, amigo pessoal dos Ferreira Gomes e até o presente o o nome mais forte do PSB. 
O PMDB está dividido entre o Vice Governador Domingos Filho e o Senador Eunício Oliveira, ambos pretensos candidatos em 2014 ao governo também perde força nesse cenário. Mas Oliveira tem o rolo-compressor do PMDB nacional como trunfo quando o negócio amiudar lá na frente.

O deputado estadual Mauro Benevides (PSB) atual secretário da Fazenda do Estado do Ceará, também na relação dos possíveis candidatos à sucessão de Cid Gomes poderia ganhar força nesse quadro de vitória petista na capital, embora saibamos que ele,em uma análise de primeira, com seu perfil de brilho próprio não se encaixe nas rédeas dos indicados dos Ferreira Gomes.

Em uma eventual vitória de Roberto Cláudio( PSB) em Fortaleza, Cid e Ciro ficariam mais a vontade para referendar o seu fiel escudeiro Leonidas Cristino, embora fatos novos possam apimentar mais ainda esse cenário até lá.
Fonte: Blog do Kleber Teixeira

Nenhum comentário: