domingo, novembro 25, 2012

Em Juazeiro: FACULDADE DE MEDICINA CANCELA VESTIBULAR E GERA TUMULTO


Uma vidraça foi quebrada com o arremesso de uma pedra, diz polícia (Foto: Normando Sorácles/ Ag. Miséria)
A Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ), no interior do Ceará, cancelou o vestibular previsto para este domingo (25) e gerou tumulto entre os candidatos. Uma pedra foi arremessada contra a vidraça da faculdade (foto acima), que foi destruída. De acordo com a Polícia Militar, algumas pessoas se "exaltaram" com a notícia do cancelamento do vestibular e iniciaram um protesto.
Ainda de acordo com a polícia, o tumulto foi controlado de forma pacífica após a chegada dos policiais.Não há registro de pessoas feridas por conta da confusão.
Em nota assinada pela diretora geral da instituição, Ângela Massayo, o cancelamento ocorreu “em razão da invasão dos locais de prova pelos candidatos que não estavam munidos com a documentação prevista no edital, qual seja: identidade original, cópia da identidade, assim como foto 3 x 4 datada dos últimos 30 dias.”
Segundo a FMJ, o edital estabelecia a apresentação dos documentos no local de prova. Cerca de 500 alunos que não portavam os documentos tentaram invadir a faculdade, o que deu início ao tumulto. De acordo com os alunos que realizaram a manifestação, havia dois editais com conteúdos diferentes, e um deles não informava sobre a documentação obrigatória. A diretora nega a existência dos dois editais.
No edital que eu li, não informava em momento algum que eram necessários esses documentos. Só informava local de prova e horário. Como não cheguei atrasado, é um direito meu fazer a prova ainda hoje", diz o estudante Rogério Miguel, que pretendia realizar a prova neste domingo.
O cancelamento da prova foi válido para todos os alunos inscritos, inclusive os que haviam levado a documentação necessária. A faculdade disse que iria agendar uma nova data da prova, que deve ser anunciada nos próximos dias.
Segundo caso no ano
Em julho, o vestibular da FMJ também havia suspenso devido à suspeita de fraude na prova da faculdade. Segundo defensor Rafael Vilar, que havia denunciado o caso, "há fortes indícios de fraude na prova". "Primeiramente pela frouxidão da fiscalização e forte indícios, com declarações de professores, de que as questões teriam vazadas antes do dia da prova", afirma Rafael Vilar. O promotor ouviu 25 pessoas, entre professores e alunos.Na ocasião, a diretora da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte negou a possibilidade de fraude. "Não houve fraude, podemos afirmar isso, e temos todas as provas. A faculdade tem a tranquilidade para responder a todas as questões desse processo."
Fonte : G1/CE
__________________________________________________
LEIAM MATÉRIA RELACIONADA CLICKANDO NA IMAGEM ABAIXO:
___________________________________

Um comentário:

Belzinha disse...

Como todo mundo sabe, o edital é a lei máxima pra qualquer concurso. Nele estava bem claro, em negrito e letra maiúscula, que para a realização da prova, somente os candidatos que estivessem portando foto 3x4 datada dos últimos 30 dias, cópia do RG e o original, além do papel de confirmação da inscrição poderiam realizar o exame, assim como quem estivesse portando celular dentro das dependências da fmj estaria eliminado. Eu levei tudo certinho, fiz tudo correto, entrei na fmj, na minha sala de prova, sentei. A prova era pra começar as 8h da manhã, deu 8:30 e ainda não tinha começado. Entregaram as provas, mas a gente só podia começar a fazer quando os fiscais mandassem. Quando deu umas 9h, todos aqueles que não levaram a documentação necessária invadiram os portões, ai a coisa saiu total do controle. Um menino conseguiu entrar no meu bloco, na minha sala, pegou uma prova que estava na mesa do fiscal, rasgou e disse que se ele não podia fazer, também ninguém fazia. Ai tentou sair da sala correndo com uma parte da prova na mão, sendo que um dos organizadores deu um mata leão nele. Foi mó auê...o menino dizia que só saia de lá com os policiais. Ai dps de 2 horas de espera dentro da sala, a comissão entrou dizendo que a prova seria remarcada devido a invasão dos alunos, pois muitas pessoas que estavam com a documentação correta, foram impedidas de entrar porque os que estavam no portão não deixavam eles entrarem. E alegando que uma forma ou de outra a prova seria anulada por esse motivo. Fica aqui a minha indignação quanto aos gastos que eu tive, além da falta de respeito cmg e com outros estudantes que estavam corretos. O erro dos que não leram o edital não justifica tamanho ato de vandalismo!