terça-feira, junho 02, 2015

ACUADO, LÍDER DO PREFEITO DE IPU NA CÂMARA TENTA ENTREGAR O CARGO

Um dos maiores prestígios de um parlamentar é o de ser líder de um governo no legislativo em que atua. No Congresso Nacional em Brasília e nas Assembleias Legislativas estaduais, essa posição é disputada "a tapa" nos bastidores do processo de escolha. O cargo de líder da bancada significa também confiança e conhecimento dos projetos defendidos pelo poder Executivo. 
Mas no Ipu, essa situação se mostrou discrepante, observando as últimas movimentações políticas da cidade, sobretudo do grupo situacionista Liberdade comandado pelo Prefeito Sergio Rufino e Irmãos.

O líder do Prefeito na Câmara Municipal, Vereador Carlinhos da Várzea (Pros), tem se movimentado e feito articulações para se livrar do cargo de confiança que lhe foi dado logo no inicio da atual gestão. Acuado, ao que tudo indica, por várias acusações de irregularidades na atual gestão e que estão sendo aceitas pela justiça através das Tomadas de Conta Especial (TCE), e muito criticado por seus pares por não fazer boas defesas da gestão nas suas tribunas legislativas, Carlinhos tem tentado sinalizar para o Prefeito que quer agora ser Secretário e não mais edil defensor do Grupo Liberdade.

Trapalhada
Se Carlinhos deixar a Câmara, a sua vaga seria preenchida pelo suplente Luiz Kim que pertence ao grupo de oposição. Buscando viabilizar a adesão de Kim ao grupo de Prefeito, Carlinhos por conta própria tem assediado o suplente do PRB para que o mesmo faça uma adesão sem exigências ao chefe do executivo local. A coisa ficou reticente.
O Vereador da Várzea, ao postar em uma rede social que estaria voltando (Ele foi Secretário durante a Gestão Sávio Pontes e fazia parte da "Quadrilha Novo Tempo", não esqueçam! ) a desempenhar um trabalho na Secretaria do Meio Ambiente, fato esse que foi publicado pelos Blog situacionistas, deixou um recado para Sergio e para Kim, que agora era com eles. 
Nos corredores da Prefeitura as ações de Carlinhos, evidentemente candidato a ser ex-líder de seu grupo político no legislativo local, foram vistas como uma trapalhada, e lhe rendeu uma puxada de orelha dos Irmãos Rufino. Apesar de Sergio Rufino está interessado em buscar adesão de lideranças próximas da ex-Prefeita Toinha como é o caso de Kim, sabe ele que a "velha política oligárquica" de adesões também lhe desgasta mais ainda com suas lideranças e eleitores. Outra tarefa do Prefeito seria também encontrar um novo líder, para isso Sergio ia ter que negociar e ceder a pressões de um dos edis do seu grupo que aceitasse assumir a liderança de uma gestão muito questionada pela sociedade ipuense. 
Quem não gostou muito dessa foi o atual Secretário Sebastião Monteiro, que se viu ser demitido extraoficialmente por um Vereador e não por seu superior.

Nenhum comentário: