domingo, fevereiro 21, 2016

Comando da Ematerce de Ipu - VITÓRIA TARDIA OU FRAQUEZA DO PREFEITO DE IPU?

Desde de janeiro de 2013, o Prefeito Sergio Rufino (PCdoB) tinha como um de seus desejos políticos o comando da Ematerce de Ipu. A vontade do líder da Família Rufino era maior pelo fato da empresa está sobre o comando do ex-vereador Chagas Peres, o qual é forte militante político do grupo de oposição e comentarista político nas edições de sexta do jornalístico Fatos em Debate da Rádio Regional, emissora com forte editorial de críticas e denúncias contra a gestão municipal atual.

Rufino, também pressionado por correligionários, afirmava que somente depois das eleições para Deputado Estadual de 2014 é que poderia pleitear o cargo, pois a indicação de Chagas obedecia o critério de cota do Deputados Estadual mais votado por cidade. Peres pertencia a cota do Deputado Estadual Sergio Aguiar, mais votado em 2010 em Ipu e líder político da oposição junto ao Governo do Estado. 
Nas eleições de 2014, Augusta Brito (PCdoB), apoiado por Sergio Rufino, passou a ser a mais votada pelos ipuenses e, portanto, passou teoricamente a comandar os cargos de indicação estadual.

O ano de 2015 mal começara e a "cabeça" de Chagas Peres já era dada como certa pela imprensa do Prefeito de Ipu. Mas o Prefeito e sua Deputada somente agora, em meados fevereiro de 2016, conseguiram derrubar o funcionário de carreira do Estado e que também é comandante do PTD de Ipu.

Comemoração
Correligionários do Prefeito soltaram fogos e festejaram em um bar próximo a Ematerce na última quinta, 18. Em um programa de rádio da Prefeitura, o o ex-presidente do Poder Legislativo de Ipu foi alvo de chacota pelos apresentadores Joaci Melo e Ademir Gregório. Na sexta,19, Sergio Rufino empossou o seu aliado no comando da empresa agrícola em uma cerimônia de cunho político. 

Solidariedade
Também na última sexta, Chagas Peres foi alvo de uma expressiva homenagem de amigos, lideranças políticas e ouvintes na edição do Fatos em Debate da AM Regional de Ipu. O funcionário público e engenheiro agrônomo fez questão de enfatizar as realizações da sua gestão à frente daquele órgão.

Bastidores
Gravações radiofônicas com declarações políticas muito fortes de Chagas Peres na Rádio Regional, chegaram ao gabinete do Governador e da Secretaria de Agricultura do Estado. As declarações do agora ex-gerente, que nunca negava que no cargo fazia ações politicas, foram decisivas para sua não mais permanência.
Sergio Rufino estava também decidido a colocar um aparentado no cargo, mas foi a conselhado por membros do governo para colocar um técnico da área que não tivesse laços familiares com o mesmo. 

Camilo Santana e Sergio Aguiar
Não vejo a saída de Chagas como uma fraqueza do Deputado Sergio Aguiar, pois o critério do Governo do Estado teve que ser mantido, assim como tem sido nas demais cidades. Por outro lado, é equivocado pensar que o Governador Camilo Santana já decidiu de que lado vai ficar nas eleições de Ipu em 2016. O mesmo, assim como Cid fazia, vai esperar o carro andar e as pesquisas falarem como deve agir.

Faca de Dois Gumes
Sergio Rufino saiu fortalecido? Nem tanto, pois as mesmas "forças ocultas" que seguraram Chagas até agora, são as mesmas que não lhe deixaram ficar com o cobiçado PDT dos Ferreira Gomes.
Embora ele não seja o primeiro e nem vai ser o último a fazer atos deste tipo que soam como "perseguição", o Prefeito de Ipu acabou por dar munição para que sua força política junta ao Governador seja questionada. O gestor de Ipu que não tem força em prol do município, em meio a obras alardeadas e paralisadas onde uma simples praça de caminhada não é concluída, usa sua influência só para perseguir seus desafetos? 

Nenhum comentário: