terça-feira, setembro 03, 2013

PAULINHO DA FORÇA SONDA FILIAÇÃO DE CID GOMES E ALIADOS EM SEU NOVO PARTIDO

O deputado Paulo Pereira da Silva, mais conhecido como Paulinho da Força (PDT-SP) tenta atrair para o Partido Solidariedade, o governador do Ceará, Cid Gomes, que estaria descontente no PSB. A expectativa do deputado é que o processo de criação do futuro partido seja concluído pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o dia 10/9

Segundo parlamentares próximos a Paulinho da Força, um encontro entre ele e Cid está marcado para a terça-feira, 03, no Ceará, quando na oportunidade o deputado deve colocar o diretório da nova legenda no Estado à disposição do governador.

“Há essa conversa com o Cid, que vem acompanhando a criação do partido. Ele mostrou interesse em vir ou indicar alguém”, disse o deputado federal Marcos Medrado (PDT-BA) – um dos parlamentares que se preparam para desembarcar no Solidariedade.

A criação do partido também é acompanhada de perto por caciques tucanos, que querem levar o Solidariedade para a órbita da provável candidatura do presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), à Presidência em 2014. Esse tema foi tratado em reunião na semana passada entre um pequeno grupo do PSDB e Paulinho.

A investida em Cid Gomes também está no radar dos tucanos, uma vez que ela poderá abrir brecha para ampliar uma reaproximação de Aécio com o governador cearense e o irmão e ex-ministro Ciro Gomes.

Cid tem feito críticas ao projeto presidencial do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do PSB. O cearense já se manifestou a favor da reeleição da presidente Dilma Rousseff. Na semana passada, reagiu à articulação pré-eleitoral de Campos com Aécio. “Linha auxiliar do PSDB. Será este o papel do PSB em 2014?”, escreveu no seu Twitter.

O Solidariedade pediu o registro no TSE em junho. Hoje, o processo de criação do partido está nas mãos do Ministério Público Eleitoral, que deve encaminhá-lo ainda esta semana para o ministro relator Henrique Neves. Caso não seja detectado pelo órgão nenhum problema na documentação, o processo deve ser encaminhado para votação no plenário do tribunal.

Com informações do Estadão.

Nenhum comentário: