quinta-feira, setembro 19, 2013

Pressão de Campos: CID COGITA DEIXAR O PSB

As últimas 36h do PSB foram de discussões, decisões e reviravoltas. Nessa terça-feira (17), a cúpula do partido se reuniu em Brasília para discutir o papel da sigla no governo Dilma Rousseff. Do encontro, saiu a resolução de entregar os cargos federais que o PSB ocupa – Ministérios da Integração Nacional e de Portos e presidência da Chesf –  e de oficializar a ruptura da aliança com o PT.

As reviravoltas ficaram por conta do governador do Ceará, Cid Gomes. A expectativa dos socialistas era de que Cid defendesse, com afinco, o posto do também cearense Leônidas Cristino (Portos) e anunciasse desfiliação do partido para seguir apoiando a reeleição de Dilma. Por conta dessa certeza, as negociações para a filiação da ex-prefeita Luizianne Lins ao PSB já estavam em estágio avançado.

Surpreendendo a todos os correligionários – inclusive a Eduardo Campos –, Cid mostrou que política é um jogo dinâmico e concordou com a devolução dos cargos. Além disso, apesar da notória fidelidade que dedica à presidente petista, o governador afirmou que, mesmo a contragosto, fecha com o partido, pois não é “quinta-coluna”.

Após o término da reunião, o deputado federal Márcio França (PSB-SP) garantiu que a permanência do governador cearense no PSB era certa. Pouco tempo depois, Cid deixou a dúvida no ar: “vou pensar se saio do partido ou não”.

Os cálculos são imprecisos e as informações incertas. Por ora, a única equação exata é que Cid e Luizianne não aceitam ocupar a mesma sigla. Com Cid no PSB, a loira permanece fora do partido. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Cid Gomes decide deixar PSB para apoiar reeleição de Dilma, o nosso governador estava de "brincadeirinha" quando disse que mesmo a contragosto fechava com o partido pois não é "quinta coluna". Cid é muito engraçado, ou sei lá que outra colocação pode ser atribuída. Na conversa que teve com Eduardo Campos, ele perguntou se poderia continuar no PSB, mas apoiando a reeleição de Dilma. Naturalmente que ouviu um sonoro "NÃO". Perguntou, então se teria "alforria" para sair com Ciro Gomes, sem processo por infidelidade partidária. Ouviu que "na hora". Com isso ficou resolvido: Quem discordar da decisão do PSB de avançar na candidatura própria à Presidência da República em 2014 e de romper com o governo federal terá que buscar outro caminho. Cid e Ciro devem ir para o PSD de Kassab, com isso abre caminho para a filiação de Luzianne Lins ao PSB. A ida da ex-prefeita de Fortaleza está sendo feita pelo seu ex-marido, Sérgio Novais, que é da Executiva do PSB. O PSB diz ser um alívio a saída dos Ferreira Gomes, visto que predendiam continuar no partido alimentando um "palanque traíra" contra Eduardo Campos.

O PSB começa a articular palanques nos estados para Eduardo Campos e está hoje se aproximando do PSDB, negocia coligações com os tucanos em dez estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Alagoas, Amazonas, Pará, Piauí, Tocantins, Pernambuco. Os socialistas negociam com Luzianne Lins, sua candidatura ao governo do Ceará, garantindo assim palanque para o presidenciável Eduardo Campos. Por último a Executiva do PSB, deve protocolar hoje uma representação pedindo o afastamento imediato de Cid Gomes do diretório estadual.