terça-feira, dezembro 24, 2013

GUIMARÃES ACREDITA QUE IZOLDA SERÁ A CANDIDATA DO PROS

Ainda meio reticente ao falar sobre quem poderá ser o nome que o Partido dos Trabalhadores pode vir a apoiar para a sucessão estadual de 2014, o deputado federal José Guimarães (PT) afirmou, em conversa com o jornal O Estado, que uma de suas apostas é a secretaria de Educação do Estado, Izolda Cela. O deputado destacou que Izolda é um “nome forte” e que tem todas as condições para disputar a vaga. Em entrevista, Guimarães ressalta que a secretária pode ser a indicação do governador Cid Gomes (Pros) para manter a união dos partidos aliados em 2014.

“Eu acho que vai dar Izolda, mas quero deixar claro que não estou defendendo o nome, porque essa é uma função, se for o caso, do partido dela, de preferência que tenha apoio da coligação”, afirmou o líder do PT na Câmara dos Deputados, acrescentando que, nos bastidores, o nome de Izolda é acolhido pelos aliados.

Guimarães falou também que conhece a trajetória de Izolda, desde sua passagem pela Secretaria de Educação de Sobral e, agora, desde 2007, a frente da Educação do Estado, onde, segundo ele, tem alcançado índices surpreendentes. “Conheço a luta de Izolda, e sei que tem todos os requisitos para disputar”. Ainda durante a entrevista, o parlamentar reconheceu existir outros nomes “positivos” no Pros, como o ex-ministro Leônidas Cristino; o vice-governador Domingos Filho; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque; e o deputado estadual Mauro Filho.

Izolda Cela, porém, sempre que questionada sobre a inclusão de seu nome entre os possíveis candidatos ao Governo em 2014, tenta desviar o assunto, afirmando que não possui pretensões políticas para concorrer ao cargo. Em outubro passado, a secretária oficializou sua filiação ao Pros, causando especulações em torno do seu nome. Ela, no entanto, diz que apenas participou de um movimento de apoio para mostrar a força do Pros no Ceará e fortalecer a liderança de Cid Gomes.  

RESOLUÇÃO
Guimarães comentou o cenário político nacional e voltou destacar o apoio do PT do Ceará aos candidatos que trabalharem pela reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Disse, ainda, que o Partido dos Trabalhadores já decidiu manter apoio ao nome indicado pelo governador Cid Gomes.  “O nosso partido não vai influenciar na escolha do candidato a governador, mas quer que essa pessoa tenha compromisso que vai continuar o atual projeto”, disse. 

SENADO
Guimarães disse, ainda, que o PT deseja participar da chapa majoritária postulando a única vaga ao Senado. Entretanto, evitou confirmar sua intenção de disputar o cargo. Segundo disse, o partido vai fazer a indicação e, caso seja escolhido, entrará na disputa.
Fonte: O Estado

Nenhum comentário: