quarta-feira, março 19, 2014

Crítica à Dilma: DEPUTADOS TROCAM INSULTOS NA ASSEMBLEIA

Deputada Rachel Marques foi uma das defensoras da visita da presidente que condenaram as manifestações de alguns dos seus colegas de oposição. Ela mostrou uma página do Diário do Nordeste, edição de ontem, com destaque para as providências oficiais que serão anunciadas hoje para o Ceará
Em meio à troca de acusações, deputados chegaram a chamar uns aos outros de vendedor de cavalo e até retardado.

Os dias que antecedem a visita da presidente Dilma Rousseff ao Ceará sempre são repletos de tensão entre opositores e governistas na Assembleia Legislativa do Estado. Na sessão ordinária de ontem, não foi diferente, e em meio a troca de acusações, os parlamentares chegaram a chamar uns aos outros de "vendedor de cavalo" e até "retardado".

O momento de maior tensão entre os pronunciamentos feitos durante a plenária de ontem, foi quando o deputado Idemar Citó (DEM) chamou a chefe do Poder Executivo de "mentirosa", afirmando que ela, assim como o ex-presidente Lula prometeram obras para o Estado que não foram concluídas. Em respostas aos insultos do democrata, o petista Professor Pinheiro disse que chamar a presidente de mentirosa era coisa de "vendedor de cavalo". Se sentindo ofendido, Citó chamou por duas vezes o colega de "retardado".

Durante todo o dia de sessão, os discursos foram, praticamente, os mesmos. Enquanto Idemar Citó, Fernando Hugo (SDD) e outros criticavam a primeira visita da presidente neste ano, cabia aos petistas presentes fazer a defesa de sua gestão.

Cuba
"Quantas e quantas vezes discuti, debati e falei insistentemente sobre a inauguração do canal da Transposição de Águas do Rio São Francisco. A siderúrgica só veio graças as mirabolantes tentativas do governador Cid Gomes por sua conta em risco. A presidente Dilma tem mesmo que vir aqui para dizer que as obras estão no Estado. Mas o que eu cobro é que o que ela já gastou de gasolina para vir para cá daria para fazer outras tantas coisas", disse Fernando Hugo.

Ele lembrou ainda da prioridade do Governo do Estado, que destinou R$ 2 bilhões para porto em Cuba em detrimento a obras de menor gasto para o Ceará. "Qualquer outra obra que faça o gol na história econômica do Ceará não vem", reclamou.

O deputado João Jaime (DEM) disse que quem fez parte da comissão Especial da Seca sabe que desde abril do ano passado o secretário de Desenvolvimento Agrário (SD), Nelson Martins, repete os programas que estão sendo colocados pela presidente Dilma Rousseff como novidade. "É o mesmo programa que ela anunciou quando esteve aqui no ano passado", denunciou.

O democrata ressaltou também que os carros-pipa estão no pátio da SDA há mais de 40 dias, esperando a vinda da presidente. "Se estamos em um estado de emergência, assim que eles chegaram no Estado do Ceará, era para ser destinado para as prefeituras. Isso é política. Nós não temos ainda por parte do Governo do Estado um programa de economia de água. Precisamos dizer à população que a água está acabando", salientou.

Intervenções
Camilo Santana (PT), em contrapartida, reclamou que o PSDB não fez a Refinaria e nem a Transposição de Águas do Rio São Francisco, e somente agora o Partido dos Trabalhadores vem trabalhando nestas intervenções, umas já em andamento. Ele chegou a chamar de desrespeito as críticas feitas por Fernando Hugo ao Governo Dilma. Quanto a isso, o opositor disse que "desrespeito é a presidente Dilma Rousseff sair de Brasília para vir mentir aqui no Ceará. Eu pago os meus impostos, deputado Camilo Santana".

Segundo Santana, a presidente irá participar de dois eventos, um em Fortaleza e outro no Interior do Estado, em Sobral, para anunciar e entregar ações e equipamentos voltados para a questão da seca e recursos hídricos. "O Governo Federal, diferente das críticas que são feitas nessa Casa, têm trazido para cá muitas ações estruturantes que possam garantir o acesso à água para a população cearense", ressaltou.

Caçamba
A presidente irá entregar 170 máquinas para municípios cearenses, com retroescavadeira, pá carregadeira, um caminhão pipa e um caminhão caçamba. Serão 142 municípios recebendo os equipamentos que pretendem garantir aos municípios que não tinham estes equipamentos para consertar alguns equipamentos importantes no combate à seca. Ela também irá inaugurar, oficialmente, o Eixão das Águas, que segundo o petista, está garantindo o abastecimento de água para toda a Região Metropolitana de Fortaleza.

À tarde, a presidente vai até Sobral para dar a ordem de serviço para o programa Água para Todos, que vai beneficiar 130 municípios, em um investimento de mais de R$ 85 milhões. Também serão liberados 110 projetos São José, que é um empréstimo para beneficiar algumas cidades do Interior do Ceará. A liberação de cisternas de placa e de enxurradas também serão liberadas no pacote de ações de combate à seca.

Títulos de regularização fundiária também serão entregues durante a visita da petista ao Ceará, visando dar o título para agricultores do Estado. O peemedebista Carlomano Marques, em paralelo ao que afirmou Santana, questionou a quantidade de perfuratrizes que virão para o Estado nesta visita feita pela chefe do Poder Executivo. Já Santana afirmou que o mais importante para os municípios cearenses seria a regularização fundiária, pois em 2007, cerca de 75% dos proprietários de terras não tinham o devido documento, o que foi alterado ao longo dos anos.

Água
O deputado Welington Landim (PROS) afirmou que a Transposição de Águas do Rio São Francisco tem dois anos de atraso e a Transnordestina já está atrasada em quatro anos. Landim é um dos mais críticos da obra de transposição de águas em razão do sua demora. Ele foi um dos primeiros deputados a defender o projeto e também, foi um dos que mais criticaram o ex-ministro da Integração Nacional.

A líder do PT, Rachel Marques, também criticou a forma como alguns trataram a visita da presidente e reclamou da fala de Fernando Hugo chamando ele de "desrespeitoso" quando o parlamentar chamou ela de "mentirosa". A deputada exibiu uma página do Diário do Nordeste, edição de ontem, para mostrar aos colegas o que presidente Dilma vem mesmo fazer hoje no Ceará, ressaltando a importância do projeto que trata da democratização do uso da água no Ceará.

A Transposição de Águas do Rio São Francisco tem dois anos de atraso e a Transnordestina já está atrasada em quatro anos.
Fonte: DN

Nenhum comentário: