segunda-feira, março 24, 2014

História - GOLPE MILITAR QUE DEPÔS JOÃO GOULART COMPLETA 50 ANOS

No próximo dia 31 de março estará completando 50 anos da deposição do presidente João Goulart. Um Golpe militar apoiado por setores conservadores da sociedade foi responsável pela retirado do presidente do poder. Dali em diante, o Brasil entraria na ditadura militar comanda por Generais do Exército que duraria até o ano de 1985.

"Jango", como era chamado, assumira o poder em setembro de 1961 após a irresponsável renúncia do presidente Jânio Quadros. Depois de assumir com poderes limitados devido a introdução do sistema parlamentarista por congressistas que o temiam "por ser de esquerda", um plebiscito em janeiro de 1963 lhe deu de volta o efetivo comando do Executivo extinguindo o cargo de Primeiro Ministro. 

Pressionado pela sociedade civil e adotando medidas progressistas, Goulart anunciou um conjunto de reformar em 13 de março de 1963. Essas medidas, conhecidas como Reformas de Base, as quais continha a polêmica reforma agrária e o controle dos lucros da empresas estrangeiras, serviram de motivação para a deposição do presidente. 

Sem força no Congresso com seu pouco consistente PTB e questionado devido a onda de greves que o país passava, João Goulart aceitou o Golpe e se exilou no Uruguai.
--------------------------------------------------------------------------------------
LEIA MATÉRIA RELACIONADA CLICKANDO ABAIXO:



Nenhum comentário: