quarta-feira, março 12, 2014

PT DO CEARÁ APOIARÁ PRÓS, MAS COM "PACTO DE NÃO AGRESSÃO" AO PMDB DE EUNÍCIO

Eunício, pré-candidato ao Governo, participa das discussões
Tentando reverter crise na base aliada, o PT pode abrir mão de lançar candidatos em até seis Estados para apoiar nomes do PMDB. A informação foi confirmada ontem pelo presidente interino peemedebista, senador Valdir Raupp (RO), que já admite como “garantida” aliança entre os dois partidos em nível nacional. O caso do Ceará, uma das peças centrais da crise, permanece indefinido pelo menos até quinta-feira, quando cúpulas das legendas se reúnem para tratar de palanques regionais.

A fala ocorreu após reuniões entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e lideranças peemedebistas durante todo o dia de ontem. Segundo Raupp, estariam na lista de renúncias do PT o Maranhão, Goiás, Alagoas, Paraíba, Tocantins e Rondônia. Sobre Rio de Janeiro e Ceará, dois dos principais focos de discordância, Raupp afirmou que é avaliada a criação de “procedimentos” para que não ocorram enfrentamentos diretos entre as legendas.

Na noite de ontem, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) também avaliou como “garantida” aliança entre petistas e peemedebistas. Com a afinação entre cúpulas mesmo sem o Ceará na lista de concessões, fica ainda menor a probabilidade de que Eunício Oliveira (PMDB) conte com apoio petista na eleição do Ceará. O caminho indicado, pelo menos até agora, é de que o PT mantenha apoio ao candidato de Cid Gomes (Pros) no Estado.

Em entrevista ao O POVO na noite de ontem, no entanto, Eunício afirmou que a questão cearense “ainda é negociada” e insistiu que ainda não há nada decidido sobre o assunto. “Não está nada certo, ainda estamos negociando. Não tem como o Ceará não entrar no centro dessa discussão. É um Estado delicado, porque não se tem como o PT ficar contra um nem contra outro”, disse.

Tentando avaliar pelo menos uma espécie de pacto de “não agressão” entre partidos nos Estados mais problemáticos, líderes do PMDB se reunirão com o ministro Aloizio Mercadante e o presidente do PT, Rui Falcão, na quinta-feira. Além do Ceará, outro ponto de discordâncias entre os partidos é o Rio de Janeiro, onde o PT tenta emplacar Lindbergh Farias ao Estado - contrariando o PMDB.
Fonte: O Povo

BLOG DO KT ANALISA: Não restam dúvidas que o PT Estadual (CE) oficialmente apoiará o PROS de Cid Gomes, embora seja notório que o PT de Fortaleza comandado por Luizianne Lins fique no apoio, e quem sabe, até no palanque de Eunício Oliveira.
Somente uma candidatura governamental de Domingos Filho abriria uma bom diálogo com a Loura do PT. Mônica, esposa de Domingos, já foi até secretária de uma das gestões de Luizianne. 

Nenhum comentário: