sábado, maio 10, 2014

CONSELHO DE ÉTICA DO PROS ABRE PROCESSO CONTRA CID

As divergências entre Cid Gomes e a direção nacional do PROS deverão ficar ainda mais complicadas. Segundo o líder do partido na Câmara dos Deputados, Givaldo Carimbão (AL), na próxima semana, o Conselho de Ética da legenda abrirá processo para analisar a conduta do governador cearense, acusado de ofender verbalmente o presidente da sigla, Euripedes Junior. O insulto teria ocorrido após a intervenção no diretório estadual do PROS, comunicada na última segunda-feira (5), durante reunião entre representantes cearenses e membros Executiva Nacional. Cid, contrariado, teria telefonado para Euripedes exigindo uma explicação e, durante a discussão, chamou o líder do partido de maloqueiro.

A ofensa disparada pelo governador do Ceará despertou a ira do presidente do PROS e a crise é tão grave que, pela vontade do deputado federal Givaldo Carimbão, o governador Cid Gomes deveria ser expulso do partido.

O anúncio da possível desfiliação de Cid torna-se ainda mais emblemático com a declaração do secretário da Saúde do Ceará, Ciro Gomes, que, na mesma semana, disse não aceitar integrar “um partido que use a chantagem como ferramenta de luta política”. No caso, Ciro refere-se ao pedido de troca do ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, que é ligado aos Ferreira Gomes, feito pela Executiva Nacional do PROS à Presidência da República. O diretório quer que, no lugar do cearense, assuma Marco Fireman, ex-secretário de Infraestrutura de Alagoas do governo de Teotônio Vilela (PSDB), a quem Ciro, em entrevista a imprensa, chamou de corrupto. 

RETALIAÇÃO CONTRA OS FERREIRA GOMES
O líder do PROS na Câmara, Givaldo Carimbão, anda falando abertamente aos deputados e senadores no Congresso Nacional os verdadeiros motivos do governador Cid Gomes não aceitar  trocar o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, como defende a direção nacional de seu partido. 

Hoje, em entrevista a Agência Estado, o governador Cid Gomes denunciou chantagem do líder Givaldo Carimbão que quer derrubar o ministro Francisco Teixeira, sob ameaça de que se Cid não concordar, a direção nacional do PROS concretiza a intervenção geral no partido no Ceará. Já que o presidente Eurípedes Junior tomou a senha do presidente regional do PROS do Ceará, Danilo Serpa.


Segundo Carimbão, em matéria publicada hoje no Jornal de Brasília, por detrás dessa resistência de Cid, estariam as empreiteiras que venceram a obra de construção do canal Cinturão das Águas no Ceará. Carimbão promete dar detalhes sobre essa briga com o governador cearense e quer que a bancada federal tome ciência de todas essas informações.

Fonte: Cearanews

Nenhum comentário: