segunda-feira, agosto 25, 2014

CANDIDATOS SÃO SABATINADOS ENTRE SI EM DEBATE NA TV

Todos os candidatos ao Governo do Estado participaram do debate do O POVO
O Grupo de Comunicação O POVO abriu, neste domingo, 24, a temporada de debates entre os candidatos ao Governo do Estado da televisão cearense. Eunício Oliveira (PMDB), Camilo Santana (PT), Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (PSol) foram sabatinados pelos adversários no centro do cenário, cada um em um bloco, em ordem de distribuição que foi definida através de sorteio no começo do programa. O modelo privilegiou o debate direto entre os candidatos e foi bastante elogiado por internautas nas redes sociais.

CAMILO SANTANA (PT)

O primeiro sabatinado foi o candidato do PT, Camilo Santana. Ele respondeu a pergunta da produção sobre o que fará de diferente do que Cid Gomes (Pros) fez nos últimos oito anos para a saúde deixar de ser a área mais mal avaliada, conforme a pesquisa do Datafolha. O candidato ressaltou as ações da atual administração destacou a necessidade de melhorar o atendimento à população e afirmou que a saída será parceria com municípios e o Governo Federal.

O primeiro candidato a questionar Camilo foi Ailton Lopes (Psol), que indagou: "Como é para você ser o candidato do agronegócio?" O petista destacou que foi secretário do Desenvolvimento Agrário, pasta voltada para a agricultura familiar. E ressaltou a importância da atividade agrícola para a geração de emprego e renda. Na réplica, Ailton criticou o uso de agrotóxicos na produção e citou caso de agricultores que sofrem com o problema. "Esse é o tipo de emprego insalubre que tem sido gerado pelo seu governo". Na tréplica, Camilo prometeu que 30% da merenda escolar será originária da agricultura familiar.

Eliane Novais (PSB) perguntou acerca de comentários feitos por petistas nas redes sociais que compararam Marina Silva (PSB), agora candidata do PSB a presidente, a "vampira", por crescer na morte de Eduardo Campos (PSB). O candidato petista destacou seu respeito a Campos e afirmou que nem sabia desse tipo de comentário, do qual disse discordar.

Terceiro a perguntar, Eunício Oliveira (PMDB) questionou Camilo sobre o "grande fracasso" em acabar com os lixões na época em que o petista era secretário das Cidades - e cujo prazo previsto e não cumprido era 2014. Na pergunta, Eunício ainda fez menção a "casas sem banheiro". Camilo destacou que a responsabilidade era do Estado e enfatizou o apoio dado aos municípios. Eunício retrucou que a coordenação seria do Estado. Camilo, porém, apontou que o problema não vem dos últimos quatro anos, é antigo, e ressaltou que o Ceará foi o Estado do Nordeste que mais avançou nesse sentido.

Último candidato a ir para o centro do debate, Eunício Oliveira (PMDB) respondeu à pergunta da produção sobre suas críticas de repensar a gestão dos recursos hídricos, enquanto manteve nos últimos sete anos e meio o secretário dessa área. O peemedebista disse que, apesar da indicação do secretário, “nunca houve convite do governo para se fazer diálogo”. Disse ainda que, caso o PMDB fosse consultado sobre quais seriam as prioridades, “certamente a situação dos recursos hídricos não estaria como hoje”.

EUNÍCIO OLIVEIRA (PMDB)
A questão voltou na pergunta de Ailton Lopes (Psol), segundo candidato a questionar o peemedebista, que indagou sobre o porque de o PMDB não ter tirado os secretários da gestão antes dos sete anos e meio, só o fazendo quando Eunício se lançou ao Governo do Estado. “No primeiro Governo do governador Cid Gomes havia diálogo”, admitiu o peemedebista. Ele lembrou como exemplo disse o governo itinerante, que levava a gestão estadual para municípios do Interior. Isso, segundo ele, mudou no segundo governo. Ele afirmou que o então secretário dos recursos hídricos, Cesar Pinheiro, indicado por ele, ficava sete a oito meses “sem ter um diálogo com o governador em pleno ano de seca”. Ele destacou ainda que “a única obra hídrica sendo construída no Estado hoje é um aquário”.

Camilo Santana (PT) indagou o peemedebista sobre o que fazer para reduzir a poluição ambiental provocada pelos automóveis. Eunício destacou a importância do transporte coletivo, citou que o metrô está há dois anos em atuação experimental e afirmou que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) está parado. Camilo enfatizou sua proposta de Bilhete Único para a Região Metropolitana de Fortaleza. Eunício disse, por sua vez, que implantará a meia passagem no transporte intermunicipal.

Eliane Novais (PSB) indagou sobre denúncia de que Eunício estaria tirando água do Lago Paranoá para regar os jardins de sua casa, em Brasília. O peemedebista negou e disse que isso ocorreria na casa vizinha, de outro proprietário. E que o que fez, na verdade, foi preservar uma fonte de água que lá existe.
Redação O POVO Online/ Adaptação Kleber Teixeira

Nenhum comentário: