domingo, junho 05, 2016

Candidatura de Luizianne - CAMILO SE IRRITA COM MEMBROS DO PT

O anúncio solene, chancelado pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, no último fim de semana, da candidatura da deputada federal Luizianne Lins (PT) à Prefeitura de Fortaleza, no pleito deste ano, deixou o Governador Camilo Santana (PT) magoado, embora não tenha feito manifestação pública, não apenas com a decisão do diretório municipal petista, tomada no sábado passado, mas, também, e especialmente, pela participação de Rui Falcão que veio a Fortaleza especialmente para o evento.
O comportamento do deputado José Guimarães, no episódio, também não agradou ao chefe do Executivo estadual. Ele está para o diretório estadual como Luizianne é para o municipal, em termos de força política. Aliados de Camilo esperavam mais empenho do deputado em apoio à tese do governador, até por ser, dos petistas cearenses, o mais bem aquinhoado com posições na administração estadual.

ROBERTO CLÁUDIO GOSTOU
O prefeito Roberto Cláudio (PDT), apoiado por Camilo e pelos Ferreira Gomes, não diz, mas demonstra ter gostado da indicação do nome de Luizianne Lins. A polarização que acontecerá, naturalmente em razão da disputa se dar entre uma ex-prefeita com o atual, lhe permitirá falar mais dos resultados da sua gestão para fortalecer a comparação entre o feito de 2013 até aqui com o realizado em 8 anos de Luizianne.

CANDIDATOS E VOTAÇÕES
Em 2012, nove candidatos disputaram a Prefeitura da Capital, mas apenas cinco se destacaram no primeiro turno: Roberto Cláudio, 291.740 votos; Elmano de Freitas, 318.262 votos; Heitor Férrer, 262.365 votos; Moroni Torgan, 172.002 votos e Renato Roseno, 148.122 votos. Os demais: Marcos Cals, Inácio Arruda, Francisco das Chagas Gonzaga e André Ramos ficaram abaixo dos 30 mil votos. Em outubro próximo, o número de candidatos pode ser o mesmo, e só uns cinco deverão se sobressair.
O quadro posto, dependendo apenas do posicionamento do PMDB, não sofrendo modificações mais significativas, sinaliza para uma polarização entre Luizianne e Roberto Cláudio. Mas o deputado Capitão Wagner Sousa, apesar de ser a sua primeira disputa majoritária e empolgado com o sucesso eleitoral nas duas últimas disputas de cargos proporcionais de vereador da Capital e deputado estadual, pode surpreender. Mas tudo vai depender do arco de alianças entre PSDB-PR-PMDB-PP.
Heitor Férrer, ao contrário da vez anterior, quando ficou em terceiro lugar e saiu dizendo que tinha sido pilhado, tanto que recorreu à Justiça para participar como o terceiro nome no segundo turno da disputa, quando lá já estavam Elmano e Roberto Cláudio, não conseguiu ainda tornar empolgante a sua postulação. O PSB, para onde foi depois de se desfiliar do PDT, continua buscando aliados, mas não tem sido fácil. A sinalização da direção nacional do PRB é uma luz. Por fim, Renato Roseno. Ele, sem dúvida, pelo histórico das campanhas do PSOL, em Fortaleza, ficará no rol dos cinco mais votados.
Com informações de Edson Silva- DN

Nenhum comentário: