quarta-feira, junho 15, 2016

CONSELHO DE ÉTICA APROVA E CASSAÇÃO DE CUNHA VAI A PLENÁRIO

O parecer do relator Marcos Rogério, que recomenda a cassação do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), foi aprovado nesta terça-feira (14) por 11 votos a 9.
O processo tramitou na Casa por oito meses, o mais longo da história, e foi encerrado, no Conselho de Ética, com a traição do deputado federal Wladimir Costa (SD).
O placar no Conselho estava 10 a 9 a favor de Cunha antes da votação começar. O voto da deputada Tia Eron (PRB) apontaria o resultado, caso votasse contra o peemedebista, o empate seria resolvido pelo presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PR), pela cassação.
Ao ouvir Tia Eron votar "sim", aprovando o relatório, Wladimir Costa, defensor de Cunha, mudou o voto e ficou contra o aliado. Votar "não" mesmo sabendo que o peemedebista seria derrotado era um preço alto demais para a coragem do parlamentar pagar.
Agora, o processo será votado no plenário da Casa, sendo necessários 257 votos para a cassação de Eduardo Cunha.

Recursos e ameaças
Cunha ainda poderá recorrer à Comissão de de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que verificará se houve vícios regimentais no processo. Percebendo o cerco se fechando ao seu redor, o presidente afastado usa de todos os recursos possíveis para se manter no cargo e escapar das mãos do juiz federal Sérgio Moro.
A esposa do peemedebista, Cláudia Cordeiro Cruz, já é alvo de inquérito na Lava Jato. Para se salvar, Cunha ameaça: se cair, levo 150 deputados, um senador e um ministro próximo ao presidente interino Michel Temer (PMDB).

Em risco
O Ministério Público Federal já pediu a cassação dos direitos políticos de Eduardo Cunha por dez anos e devolução de mais de R$ 270 milhões aos cofres públicos.
Para encerrar o dia de Cunha, o juiz federal Augusto César Pansini Gonçalves, da 6ª Vara Federal de Curitiba, decidiu congelar todos os ativos financeiros em nome do deputado afastado; da mulher dele, Cláudia Cordeiro Cruz, e de duas empresas ligadas ao casal: Fé em Jesus e C3 Produções Artísticas e Jornalísticas.
Maurício Moreira - Via Cearanews7

Nenhum comentário: