segunda-feira, janeiro 04, 2021

2022 - OS NOMES DO PDT PARA SUCESSÃO DE CAMILO SANTANA

Passada a eleição e posse dos prefeitos, o cardápio da política cearense passa a ser a eleição para governador. Os irmãos Ferreira Gomes, os quais arquitetam as candidaturas do seu grupo político e que comanda o Ceará desde 2006, observando o cenário atual, trabalham com três nomes de confiança e filiados ao PDT: Roberto Cláudio, Ivo Gomes e Izolda Cela.

Apesar do apertado resultado do seu candidato situacionista José Sarto (PDT) em Fortaleza, Roberto Cláudio é o nome cotadíssimo par encabeçar a chapa do PDT. O agora ex-prefeito da capital cearense, embora não conseguisse transferir sua popularidade em termos de votos para Sarto, saiu do poder com uma boa aceitação. Somente um fato novo relacionado a algum tipo de irregularidade na sua gestão, desabilitaria o médico pedetista. 

A sobralense Izolda Cela, atual vice-Governadora e ex-secretária de educação do estado, é uma carta importante no jogo político dos FGs. Confiável aos olhos do seus chefes políticos, a sua candidatura em 2022 pode não ser uma grande surpresa. Teoricamente sem rejeição, apesar de liderar o questionável programa "Ceará Pacífico", a educadora também agregaria o peso da inédita possibilidade de uma mulher ser a governadora dos cearenses. 

Ivo Gomes, prefeito reeleito de Sobral, é também um dos cotados. Porém os Fgs sabem que há um desgaste deles em setores de peso eleitoral, como se observou nas últimas eleições em Fortaleza. Cid e Ciro, inclusive, se ausentaram do corpo a corpo eleitoral para não complicarem a ascensão do candidato José Sarto no maior colégio eleitoral cearense. Ivo está na fila, mas no final.

CAMILO PARA SENADOR 

O já reeleito governador Camilo Santana (PT) deverá disputar uma vaga no Senado com o apoio dos seus padrinhos políticos, os irmãos FGs. Para isso, o bem avaliado chefe do executivo cearense deverá licenciar-se do cargo em abril de 2022. A sua vice, a professora Izolda Cela (PDT) concluirá o mandato. 

Apesar de pertencer ao partido de Lula, Camilo sempre reza na cartilha política de Cid e Ciro Gomes. 

LEIA TAMBÉM A MATÉRIA ABAIXO