domingo, janeiro 03, 2021

IPU - VEM AÍ O "NOVO" SECRETARIADO DA "NOVA" GESTÃO


Já estamos no “terceiro mandato” do prefeito (de facto) Sérgio Rufino, apesar de oficialmente termos um sobrinho do mesmo no cargo desde o dia 1º de janeiro. Mesmo assim, em meio aos seus esforços de transparecer que está em curso uma nova administração, notamos a perspectiva de que aconteçam mudanças na gestão municipal em termos de secretariados e outros cargos de segundo escalão. Mas não esperemos nada fora do previsível, ou seja, serão mínimas as nomeações técnicas e máximas as nomeações familiares e de cunho político. 

A maioria dessa dança e troca de cadeiras nas Secretarias, estará acontecendo para acomodar os membros de um inchado grupo político que obteve 58% da preferência do eleitorado ipuense. Mas é nítido também que o líder Sérgio Rufino irá aproveitar o pretexto de uma “nova gestão” para se livrar de alguns incômodos e ajustar a máquina pública de acordo com sua hegemonia familiar a qual lhe é peculiar na forma de fazer gestão.

Irmãos e sobrinhos do Prefeito (de facto) deverão assumirem postos estratégicos na Saúde, na Educação [essas duas com os maiores orçamentos] e provavelmente em mais umas duas outras Secretarias. Tudo muito pragmático.

ACOMODAÇÃO DE ALIADOS EM SECRETARIAS E ASSESSORIAS

De olho nas eleições para Deputado Estadual de 2022, o qual deverá sair como candidato, Sérgio deve usar das suas já conhecidas habilidades de conciliação para manter coeso o seu grupo e com forte poder eleitoral. Nesse cenário, teremos nos próximos dias, minimamente, uns três Vereadores da sua bancada e suplentes bem votados, os quais deverão estarem assumindo cargos no Poder Executivo para abrirem vagas para seus suplentes no Legislativo local.

Com o tempo, não necessariamente nesse primeiro momento, o cidadão ipuense poderá acompanhar no site da prefeitura uma ciranda de nomeações de assessores que estiveram recentemente na militância eleitoral nos partidos (PCdoB e PSB) controlados pelo líder-mor dos "comunistas" ipuenses. Essas portarias com nomeações meramente políticas, assim como há décadas percebemos na política municipal, são meio obscuras e propositalmente alheias ao conhecimento da comunidade local em termos de interesse de divulgação por parte do Prefeito.

DESPORTO E CULTURA

Essas duas pastas foram deixadas quase que totalmente de lado mais ainda na segunda gestão dos Irmãos Rufinos. Ficaram praticamente acéfalas, apesar das mesmas terem funcionários públicos de carreira competentes e até voluntariosos com seus projetos unilaterais e por conta quase própria. Se bem cuidadas são pastas que tem o poder de promovem a inclusão social, a qualidade de vida e que são também capazes de tirarem vários jovens do ócio lhes dando uma perspectiva de futuro.

O Desporto - apesar de mais de uma dezena de equipamentos esportivos inaugurados e muitos ao relento e fortes candidatos a se transformarem em elefantes brancos, passou os últimos anos sem projetos consistentes, sem agenda de eventos que contemplassem as centenas das suas modalidades olímpicas, se resumindo apenas a campeonatos de futebol organizados, muita das vezes, de última hora. Fazer esporte municipal ter valia, sobretudo em um celeiro de craques e atletas que é o Ipu, vai muito além das estruturas de concretos advindas com os tão badalados recursos públicos que o prefeito alardeia. 

A Secretaria de Cultura, totalmente desdenhada por Sérgio Rufino por não ter apelo eleitoral, passou mais de três anos sem um titular da pasta. Nesse percurso, a gestão dos Rufinos com sua apatia em relação ao potencial artístico da Terra de Iracema com sua tradição cultural, implodiu as possibilidade do surgimento de uma geração de artistas. A gestão deixou muito a desejar e se não fosse os recursos da Lei Federal Aldir Blanc obrigatoriamente com suas lives artísticas e afins, teríamos passado o ano final da sua segunda gestão, em termos de projetos, mais uma vez, no limbo. 

Nenhum comentário: