quinta-feira, janeiro 21, 2021

RÁDIO REGIONAL VOLTA AO AR E CHAGAS PERES RECLAMA DA FALTA DE APOIO DOS DEMAIS SÓCIOS

O ex-vereador Chagas Peres, diretor e sócio proprietário da Rádio Regional de Ipu, conseguiu colocar a emissora novamente no ar após quase três meses sem funcionamento. Na última terça, 19, data em que a histórica rádio completou 29 anos de fundação, Peres recebeu para a inauguração dos novos estúdios que ficam agora no Bairro da Boa Vista, o também sócio proprietário Deputado Sérgio Aguiar (PDT).

SUPERCINSERO

Horas depois das bênçãos feitas no novo estúdio pelo pároco de Ipu, circulou nas redes sociais um áudio em que Chagas Peres revela o desinteresse dos demais sócios da rádio (Sérgio Aguiar, Toinha Carlos e Efigênia Mororó) em lhe ajudar nos gastos para a sua permanência no ar. Nele, o atual diretor revela que Sérgio Aguiar desconversou sobre a possibilidade de financeiramente  ajudar a AM 1520, bem como relembra a Toinha Carlos que seu filho Diego Carlos, usou a emissora semanalmente na campanha para prefeito passada. O também curioso é que há uma revelação a qual tem até teóricos donos da rádio que negam veementemente que ainda são proprietários. 

Chagas conclui a sonora dizendo que não tem como custear a contratação locutores.

FIM DA PARCERIA COM OS RUFINOS

Quando assumiu o comando da Rádio Regional no início de 2020, Chagas Peres, com o apoio (e/ou complacência) de outros sócios, rompeu partidariamente com o grupo de oposição e inviabilizou politicamente a permanência do referencial comunicador e antigo diretor, Hélio Lopes (hoje, na FM Cidade de Ipu), com sua equipe e a maior parte dos locutores.  Lembramos que Chagas, o qual era suplente de vereador, assumiu uma cadeira no legislativo com as bênçãos do Prefeito Sérgio Rufino e, em ato seguinte, aderiu oficialmente ao grupo situacionista e buscou direcionar a rádio para o apoio a gestão do Clã Rufino. 

Mas no atual cenário, Sérgio Rufino com duas emissoras nas mãos (Iracema e FM Liberdade), não se interessa em renovar a parceria política com Chagas Peres que também perdeu força de negociação por não ter mais o cargo de vereador ou suplência.  

OS CARLOS SEM VOZ

Quem mais está perdendo, do ponto de vista político, é o grupo Diego-Toinha Carlos-Sérgio Aguiar, ou seja, os membros do PDT ipuense. Além de terem perdido o histórico âncora defensor da Família Carlos, o radialista Hélio Lopes, os mesmos ficaram sem comunicação com um público político que ainda tem no rádio o principal instrumento de interação. Na campanha para prefeito de 2020, houve uma tentativa as pressas e pouco produtiva de ter um espaço diário tendo a frente o radialista César Oliveira. 

DESAFIOS.

O atual Diretor investiu mais de 30.000 reais para que a histórica emissora voltasse com qualidade ao ar. Numa cidade com 40.000 habitantes e com outras três rádios no ar para serem mantidas teoricamente pelo comércio local, será difícil fazer da mesma uma rádio "independente" das classes políticas locais. 

Um outro gargalo, trata-se da pouca mão de obra radiofônica que há na cidade. Trazer um comunicador de fora desvinculado e sem conhecimento das querelas políticas locais e dos problemas da comunidade, seria um investimento arriscado. 

Rádio no interior, dificilmente sobrevive sem o suporte ou interesse das classes políticas locais. Por enquanto, a histórica AM Regional a qual está inserida nos históricos grandes embates políticos locais deve ter por base se sustentação o apoio de grupos religiosos locais em sua grade de programação. 

Nenhum comentário: