quinta-feira, janeiro 07, 2021

NOMEAÇÕES FAMILIARES E ACOMODAÇÕES POLÍTICAS PREDOMINAM NO NOVO SECRETARIADO DE IPU

Foi confirmado ontem, 06.01.21, o novo secretariado da terceira gestão do Prefeito (de facto) Sérgio Rufino. Diferentemente das suas duas anteriores administrações em que várias secretarias ficavam sem comando por vários meses e até anos, desta feita, o grau de nomeações iniciais foi bem maior, embora ainda existam lacunas a serem preenchidas. Em linhas gerais, essa relativa mudança no ponto de partida da administração municipal, é uma forma de Sérgio, virtualmente candidato a Deputado Estadual em 2022, mesclar a superação de gargalos das suas gestões anteriores, fazer ajustes políticos-eleitorais e transparecer juridicamente que um sobrinho seu, agora prefeito, está iniciando uma nova gestão. 

Percebe-se a claramente que o comandante-mor do PCdoB de Ipu, buscou, mais uma vez, conciliar interesses do seu grupo dentro da máquina pública. A Chefia de Gabinete, a Ouvidoria Municipal e a Secretaria de Relações Institucionais, todos também cargos de primeiro escalão, foram resguardados para novas nomeações  que contemplem novos ajustes e acomodações que não possam serem tão explícitas a sociedade como as que vimos nas redes sociais ontem. 

Ao final, o mais do mesmo prevaleceu com as nomeações de familiares, acomodações de aliados políticos, manutenção de quadros técnicos, sendo que três indicações (Cultura, Segurança e o SAAE) saíram um pouco fora da curva. 

FILÉ MIGNON EM CASA 
Em postagens aqui, já havíamos cravado que a Secretaria de Educação com seu orçamento de R$ 38.324.271,00 para esse ano de 2021 e a Secretaria de Saúde com o seus R$ 31.232.351,00 que deverão serem movimentados nos próximos meses, estariam estrategicamente nas mãos de familiares. O novo secretário de saúde, Tião Rufino, e a continuidade de Terezinha Rufino na Secretaria de Educação, evidenciam que nessas pastas - que também são máquinas de voto, o líder Sérgio Rufino separa “as crianças” dos “adultos” que o cercam em sua política partidária.

OUTROS RUFINOS 
O vereador Zeca Rufino, após oito anos no comando do legislativo local, teoricamente ocupará a Secretaria de Ação Social. Moreira Filho também se licencia da câmara para um grande desafio que é dar vida a Secretaria de Esportes. 
A Chefia de Gabinete estrategicamente ficará extraoficialmente nas mãos de Sérgio Rufino. Para isso, deverá ser nomeado novamente um sobrinho (a) para a função em termos de formalidade, embora isso continue soando não muito transparente. 

ACOMODAÇÕES POLÍTICAS 
Alberto Martins (suplente de vereador) e Simão Martins (marido da Vice Prefeita), apesar de serem homens com vivência pública, tem suas nomeações mais compreendidas em questões mais políticas do que técnicas. 

NOMEAÇÕES TÉCNICAS DOS SEM VOTOS
Quadros técnicos e presentes na gestão anterior, continuam no cargo. São o “bloco dos sem votos” e que não tem o sobrenome Rufino, mas que adquiriram muito prestígio e confiança junto a gestão com seus tramites burocráticos. Desses nomes, apenas o ex-vereador e adesista Adriano Melo é um que veio do meio político. 

TABELINHA TÉCNICA E POLÍTICA 
A nomeação da escritora Telma Lima na Secretaria de Cultura e do oficial do exército Edvan Farias para a Secretaria de Segurança, apesar de nomes indiscutivelmente bem preparados e com amplo prestígio na sociedade ipuense, deixam transparecer uma espécie de “mimo” a vereadora situacionista Arlete. Sacada, mais uma vez, da possibilidade de ocupar a tão sonhada presidência da Câmara Municipal, a edil agora tem uma tia e um cunhado no Primeiro Escalão. 

MAIS UM MORORÓ NO SAAE
A maior surpresa foi a inesperada nomeação do empresário Thiago Mororó no SAAE. Essa ação dos Irmãos Rufinos é uma maneira de trabalhar um membro dos tradicionais Mororós na política local, dando-lhe protagonismo e buscando assim dar uma espécie de recado ao ex-diretor do SAAE e ex-vereador Elisafran Mororó (PL), o qual rompeu politicamente com o grupo situacionista no último pleito. Também nesse contexto, Bosco Lopes, presidente do PL e que se mostrou mais fiel aos Rufinos do que ao seu colega de partido Elisafran, foi “premiado” com a Secretaria de Agricultura. 

A turma do pouco voto ficou de fora, por enquanto. O próximo passo de Sérgio Rufino também serão as nomeações de assessorias, as quais devem acomodar suplentes de vereadores e outras lideranças políticas. Aguardemos as portarias assinadas por seu sobrinho, Robério. 

Nenhum comentário: