sexta-feira, janeiro 01, 2021

OS BASTIDORES DA ESCOLHA E AS PERSPECTIVAS DA NOVA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL

A eleição da presidência da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Ipu para o biênio 2021-2022, aconteceu dentro de um parâmetro de previsibilidade no sentido que a casa Legislativa continuará sendo uma espécie de extensão da Prefeitura. Porém uma indicação circunstancial teve que ocorrer, mas nada que não saísse do total controle do líder Sérgio Rufino (PCdoB). 

INDEFINIÇÃO ATÉ AS ÚLTIMAS HORAS

Até a manhã de hoje, minutos antes da missa solene de posse dos eleitos na Igreja Matriz, Sérgio Rufino estava em reunião na sua residência com os edis para definir a composição da nova mesa diretora. O prefeito, bem diferente das vezes anterior que já vinha com a carta na mão que era de ter Zeca Rufino como o candidato de consenso, foi enfático em negociar com seu grupo de onze parlamentares e dizer que o primeiro biênio era o que eles eles decidissem, evidenciando que a segunda presidência bienal (2023-2024) seria uma escolha pessoal dele, deixando claro que seu irmão vereador estava efetivamente fora dessa disputa. 

Daí, o prefeito de facto com seu "terceiro mandato" iniciado hoje, então propôs estrategicamente que um dos nomes pleiteantes do seu grupo, Tia Olinda, Monga e Arlete, fosse escolhido entre os seus pares. O nome da professora de forma até previsível, foi o preferido com menos resistências que os demais. Estava óbvio que quando Sérgio Rufino jogasse as três cartas, o nome escolhido seria o da virtual preferência dele e dos irmãos. 

Para a vice da chapa de Olinda, o edil Edivan Peres (O Monga), o mais bem votado na última eleição, foi o escolhido.  A 1ª secretaria foi ocupada por Conceição Araújo (PSB) e o 2º secretario será ocupado por Eduardo Ximenes (PCdoB) com Glaidson Martins (PSB) na sua suplência.

POR QUE NÃO O "ZECA DE NOVO!"

O desgaste de mais dois anos com o irmão de Sérgio, Zeca Rufino (que totalizariam uma década de monopólio político), no comando da Câmara também pesou. "É melhor resguardar ele [Zeca] para o segundo biênio que é mais importante”, assim nos disse uma fonte ativa dentro do grupo do prefeito. Essa mesma fonte também nos disse que é estratégia de Sérgio Rufino puxar, imprescindivelmente, Zeca e o sobrinho, Moreira Filho, para Secretarias e para isso seria importante deixá-los fora de qualquer cargo na nova mesa diretora do legislativo.  

PERFIL

Olinda Bezerra (PCdoB) demonstrou ser fiel aos Irmãos Rufinos em sua primeira legislatura e nunca foi de causar desconfortos ao seu chefe político, diferente de outros edis "comunistas" que as vezes tem surtos de rebeldia. Todos sabem que dentro da escala de confiança política, a discreta Olinda está num patamar bem superior ao de outros vereadores que habitam a órbita do grupo situacionista. 

Reeleita nesse ano com 927 votos, é provável que sua legislatura como presidente seja marcada, assim como foram os oito anos de Zeca Rufino, pela complacência com as pautas ditadas pelo prefeito que é do seu mesmo grupo político. 

Não será ainda dessa vez, sobretudo se observarmos “harmonia” com o Poder Executivo, que teremos uma um Poder Legislativo fiscalizador e com uma salutar independência. 

Mas há uma esperança que Tia Olinda seja diferente do seu lacônico antecessor. Acredito que a edil, a qual é admirada por ter sido uma competente e democrática educadora em seus vários anos como diretora escolar, faça da Câmara Municipal um ambiente ao menos de maior diálogo e mais proximidade da comunidade ipuense com suas demandas. 

Nenhum comentário: