sábado, março 05, 2016

LULA - VÍTIMA, CULPADO OU SOBERBO?

Lula tem uma trajetória política, considerando um pouco mais da metade do seu percurso biográfico, em nada desabonável. De um histórico sindicalista, passando por um candidato idealista derrotado em três eleições (1989/1994/1998), até chegar a posição como o chefe de Estado que promoveu a maior inclusão social da história brasileira depois de eleito em 2002. Luís Inácio nos fez acreditar que o Brasil poderia ser um país mais justo e otimista. Embora todo economista de plantão alerte sobre o cenário internacional favorável que o PT teve ao chegar ao poder, não esquecendo dos sólidos fundamentos macroeconômicos e destravamentos neoliberais da Era FHC/PSDB.

Parabolizando assim como ele adora: Lula tirou o leite da Vaca e depois chutou o balde!

De lamentável, porém doutrinariamente compreensível ao observarmos a origem ideológica do PT com seu sectarismo teológico das décadas de 1970 e 1980 (Civis x Ditadores, Deus x Diabo, Capital x Trabalho), a continuidade e a potencialidade do manjado discurso populista do "nós contra as elites (com as suas Vejas e Globos)" desse país. Essa soberba petista nos faz, infelizmente, sentirmos que os nossos dirigentes não são muito diferentes dos neobolivaristas do Cone Sul, num estapafúrdio se fazer de vítima como assim já sentenciava Nelson Rodrigues com a brasileira e vergonhosa "síndrome de vira-lata".
Lula se perdeu em meio aquilo que construiu. Foi seduzido pelos generosos amigos do poder. Achou que podia tudo ao ser permissivo com os neocompanheiros das empreiteiras e lobistas que colaboravam para que o eleitoreiro "espetáculo do crescimento" acontecesse. Achou que era imortal, inimputável e puro dos pecados devido a sua obra como presidente. 
Depois do escândalo do mensalão, o qual levou seus pares petistas para a prisão, ignorou que no Poder Judiciário nem todos são complacentes com o poder. 
Fez de Dilma presidente, um erro que só ficou mais evidente em meio a incompetência administrativa da pseudogerentona e o estelionato eleitoral regido pelo marqueteiro João Santana (hoje ainda preso pela PF) em 2014.

O PT protagoniza a sua Ópera-Bufa e Lula é hoje tudo aquilo que Luís Inácio jamais pensou que um dia terminaria por ser. Um homem corrompido pelo poder e soberbo ao se achar acima de tudo e de todos.

Nenhum comentário: