sábado, maio 29, 2021

A PROIBIÇÃO DA VENDA DE BEBIDAS ALCÓLICAS NÃO ESTÁ CONSEGUINDO REDUZIR AS CONTAMINAÇÕES POR COVID?

Desde o último dia 18 de maio que o prefeito de Ipu, Robério Rufino (PCdoB), decretou a continuidade do fechamento de bares e restaurantes, acrescentando a dura proibição da venda de bebidas alcoólicas em todo o comércio local com multas de até 50 mil reais para quem desrespeitasse. Essa medida veio acompanhada de uma maior fiscalização por parte do poder público municipal.

Considerados os dados oficiais divulgados pelo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Ipu, passados os últimos dez dias (19 a 28 de maio) a média de novas contaminações em Ipu é essa: 42,1 novos casos por dia. Nos outros dez dias anteriores (10 a 19 de maio) estava em 24,2. Conclusão: as medidas tomadas ainda não surtiram efeitos. 

Nesse mês de maio, a cidade contabiliza um total de 900 novos casos de contaminação por Covid-19 até ontem. O número de mortes, por sua vez, está agora em 16 perdas de ipuenses para o vírus. 

UM CONTAMINA QUATRO

A Rt, ou seja, o raio de transmissão de uma pessoa para outra (ou outras), considerando esse recorte dos últimos dez dias, se encontra em 4,2. Isso significa, segundo as projeções matemáticas e epidemiológicas, que um contaminado estaria transmitindo para mais de quatro pessoas nos últimos dias. 

Esse cenário se reflete no alto índice de internações na ala do Hospital Municipal destinado a pacientes com sintomas de Covid. 






Nenhum comentário: