quinta-feira, maio 27, 2021

UM EM CADA DEZ IPUENSES JÁ FOI CONTAMINADO PELO COVID-19

De acordo com os dados divulgados ontem, 26/05, pela Secretaria de Saúde municipal, a pandemia de Covid em Ipu, infelizmente, continua fora de controle. Já são 4.564 casos confirmados o que corresponde, considerando os dados do IBGE (42.058 habitantes), a mais de 10% da população. Com isso, de cada Dez ipuenses Um, minimamente, já foi infectado pelo vírus. 

Nos últimos dez dias, ou seja, do dia 17 de maio até ontem, a Secretaria de Saúde registrou 420 novos casos e 8 óbitos. Esse recorte aqui observado foi o mais negativo de todos os intervalos de registros desde quando a pandemia chegou ao Ipu em 2020. 

DISPARADA DE CASOS 

No total do mês de maio, o Ipu já registrou de 807 casos e 13 óbitos. Esses números são mais que o dobro dos 375 casos registrados em abril, o qual também foi marcado por um total de 11 óbitos pela doença. Esse crescimento do número de mortos não se encontra no mesmo ritmo das contaminações devido o efeito da Vacinação. Mesmo assim, maio já é o mês mais letal da pandemia e isso deixa as autoridades em alerta. 

UM PASSA PARA TRÊS

A Rt, ou seja, o raio de transmissão de uma pessoa para outra (ou outras), se encontra ainda em preocupantes 3,1. Isso significa, segundo as projeções matemáticas e epidemiológicas, que um contaminado estaria transmitindo para mais de três pessoas nos últimos dias.

A persistir esse cenário de Rt acima de 1,0 (no caso do Ipu: 3,1), o Prefeito com seu Secretário de Saúde, terá que tomar medidas mais drásticas de isolamento social e ampliar o Lockdow que a cidade já se encontra. 

Nenhum comentário: