quinta-feira, maio 27, 2021

DEPUTADOS FEDERAIS DO PT QUEREM PALANQUE FIEL A LULA E O FIM DA ALIANÇA COM O PDT NO CEARÁ

O deputado federal José Airton Cirilo e a deputada federal Luizianne Lins divulgaram, nesta sexta-feira, em suas redes sociais, que se reuniram, pela primeira vez, para avaliar o quadro político nacional e estadual e saíram em defesa de um ‘palanque leal’ no Ceará ao virtual candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Cirilo e Luizianne se apresentam, também, como opções para uma pré-candidatura ao Governo do Estado.

O encontro aconteceu uma semana após José Airton se reunir com o ex-senador Eunício Oliveira com quem discutiu um possível cenário de aliança entre PT e MDB no Ceará. Ao falar com a reportagem do cearaagora, José Airton classificou como real a possibilidade de entendimentos do PT com o MDB uma vez que o ex-senador Eunício Oliveira passou a engrossar a corrente da sigla que defende apoio ao ex-presidente Lula.

Tanto José Airton quanto Luizianne Lins tem sido críticos da permanência do PT como coadjuvante do PDT, mesmo que, nos últimos oito anos, o Partido dos Trabalhadores seja detentor da principal cadeira da política estadual, hoje ocupada pelo Governador Camilo Santana.

A ascensão do ex-presidente Lula à condição de candidato em 2022 abriu, porém, um caminho que levam muitos petistas a falarem na montagem de um ‘’palanque leal’ na campanha ao Palácio do Planalto. A expressão tem recado para o Governador Camilo Santana e para os próprios irmãos Ferreira Gomes. José Airton e Luizianne são candidatos a um novo mandato na Câmara Federal, mas ambos topam o ‘sacrifício’ de uma candidatura majoritária (Governo ou Senado).

Cirilo já teve a experiência de chegar ao segundo turno de uma eleição majoritária: em 2002, no embalo da popularidade de Lula, disputou o segundo turno da eleição com o então tucano Lúcio Alcântara. Luizianne carrega a experiência de dois mandatos como prefeita de Fortaleza. O possível ‘sacrifício’ de uma candidatura ao Governo do Estado para a formação de um ‘palanque leal’ atrai tanto José Airton, quanto Luizianne. O recado para construção desse palanque está na nota que ambos divulgaram nesta sexta-feira.

NOTA DE JOSÉ ARITON E LUIZIANNE

“Os Deputados Federais Luizianne Lins e José Airton Cirilo conversaram nessa tarde sobre os rumos da política nacional e estadual, preocupados com a formação de um palanque leal ao Presidente Lula no Ceará, inclusive ambos se colocam como alternativa do Partido, pois defendem que PT tenha candidato próprio para a disputa ao Governo do Estado do Ceará, fortalecendo assim, a campanha do Lula no Estado”, escreveu José Airton.

Com informações do Ceará Agora

Nenhum comentário: