quarta-feira, outubro 26, 2011

ENEM - ALUNOS DO COLÉGIO CHRISTUS DE FORTALEZA TIVERAM ACESSO A QUESTÕES DA PROVA ANTES DA APLICAÇÃO

                         
O Ministério da Educação acionou a Polícia Federal para investigar a suspeita de que o Colégio Christus, em Fortaleza, antecipou nove questões num simulado do Enem. O MEC fez uma investigação e garantiu que não houve vazamento da prova. Com isso, a suspeita é de que o colégio tenha tido acesso a questões do pré-teste.
No limite, dependendo dos resultados da PF, 630 alunos do Christus que prestaram o Enem podem ter a prova cancelada e serão obrigados a fazer novo exame nos dias 28 e 29 de novembro, quando o Enem é aplicado a presidiários e internos de unidades socioeducativas. Ainda segundo o MEC, o diretor da escola corre risco de prisão.
Todas as questões do Enem são testadas previamente em um grupo reduzido de estudantes, para determinar o grau de difculdade. O pré-teste é aplicado em diferentes estados, inclusive no Ceará.
O MEC monitora desde sábado o trátego nas redes sociais e notou que havia atividade acima do normal em Fortaleza. Para o ministério, das 14 questões divulgadas no Facebook, 9 são idênticas às do Enem, uma é "similar", e as outras quatro não se parecem com às da prova.
Também nas redes socias circula a notícia que as questões foram utilizadas em simulados e aulões de véspera do colégio.
O procurador da República, Oscar Costa Filho, disse ao Site Jangadeiro Online que com as provas apresentadas já pode concluir que houve vazamento das questões do ENEM 2011. Ele afirmou que vai, ainda nesta quarta-feira (26), acionar o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais – INEP para que o exame seja anulado e espera colaboração do órgão para a solução do problema. “Houve vazamento. A materialidade (do crime) está comprovada. A investigação será só pra comprovar a autoria”, concluiu Oscar Costa Filho. 

3 comentários:

Murilo Parente disse...

Klebão Pirigosão!!!!

Anônimo disse...

Christus, por que é vocês acham que eles nem colocaram a logomarca do colégio nessas questões... desse jeito até eu fecho a prova.

Anônimo disse...

Olha querido Kléber, a Polícia Federal falou que não houve vazamento de questões, está bem claro que o mérito foi do colégio!