segunda-feira, outubro 03, 2011

PRÉDIOS DA PARÓQUIA: COLÉGIOS DE IPU VIVEM MOMENTOS DE DECISÃO.

             
Os dois mais importantes estabelecimentos educacionais de Ipu, Patronato Sousa Carvalho e Colégio Ipuense, passam por um sério momento de decisões nesse final de ano e que causam uma certa expectativa em seus corpos docentes e na sociedade ipuense.
No Patronato, as irmãs Vicentinas poderão deixar de comandar o estabelecimento após 60 anos de grandes serviços prestados à sociedade na educação, evangelização e assistência social aos mais carentes. O comando da congregação, através da província de Fortaleza, já comunicou ao Padre Nonato Timbó que as freiras de caridade estarão deixando o comando do colégio. A diminuição do número de irmãs vicentinas e o fato do prédio em que funciona o Patronato não pertencer a congregação e sim a paróquia - apesar do usufruto perpétuo para as filhas de caridade de São Vicente de Paulo estabelecido em cartório - são os fatores motivadores para a sua saída.
O pároco de Ipu pediu um prazo até o final do ano de 2012 à província Vicentina, para que possa encontrar uma outra congregação que venha dar continuidade ao trabalho educacional e pastoral, mas esse prazo pode não ser obedecido.
Guilherme Carvalho, neto de Nilo Carvalho que foi o bemfeitor do prédio em que funciona a instituição, e  na atualidade um importante colaborador financeiro da instituição em sua obras de caridade, idealizou uma movimentação para que as irmãs não saiam do comando da instituição. A idéia foi abraçada não só apenas pelos funcionários, mas também por toda a sociedade ipuense que está se mobilizando através de um abaixo assinado e manifestos.
Quanto ao Colégio Ipuense, mais uma vez a falta de entendimento quanto a locação do prédio que pertence a paróquia e a sua direção é o cerne do impasse, mas a querela será gora resolvida diretamente pela Diocese de Sobral que é a responsável jurídica pelo patrimônio da Igreja Católica de Ipu. O departamento jurídico e contábil diocesano estará nos próximos dias abrindo negociações com a direção do Colégio, buscando assim um entendimento quanto a locação do prédio. Caso a Diretora Rosinei Paiva e o Bispo da Diocese, Dom Odelir Magri, não cheguem a um entendimento, a situação poderá implicar na saída do Colégio Ipuense para outro prédio. Acredita-se que a Diocese se espelha na parceria de sucesso feita com a Organização Farias Brito  junto ao antigo Colégio Sobralense, como o modelo de locação em seus demais equipamentos urbano-educacionais.
Para o bem da educação privada de Ipu e a sua normalidade, espera-se que, em ambos os casos, o bom senso prevaleça.

             

29 comentários:

Anônimo disse...

DOIS GRANDES ESTABELECIMENTOS DE ENSINOS, CONSIDERADOS INCLUSIVE COMO PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS. ESPERO QUE A POPULAÇÃO IPUENSE NÃO SOFRA AS CONSEQUÊNCIAS.

Anônimo disse...

AINDA BEM QUE DESTA VEZ NÃO É O SÁVIO PONTES QUE IRÁ VENDER ESTES BENS.
SE NÃO JÁ ERA!

Anônimo disse...

uma casa bem arrumada, até papa hóstia tem inveja.
Por que não mostraram interesses no CI quando toda sua estrutura estava caindo? O mais interessado deveria ter passado lá nesse período, quem sabe, pelo grau de maldade que tem nessa pedra que guarda no peito, chamado de coração, caisse uma linha podre sobre a cabeça do mesmo e, quem sabe, já estivesse pra lá do inferno.

Anônimo disse...

O CI é o maior destaque na educação em nossa região. Nós que somos alunos, ficamos tristes em saber que está partindo de um "chefe de manipular fé", a ideia de destruir nosso sonho, terminar o ensino médio na instituição que é orgulho de nossos avós, pais, enfim de nossa sociedade. Cuidado na besteira que ora aprontas!

Anônimo disse...

Quando o Colégio Ipuense, estava literalmente caindo, a Diocese nunca
se manifestou, nunca empregou um centavo sequer para a manutenção do
prédio que estava em ruínas, agora depois de anos de investimentos de esforço e dedicação dos que fazem o Colégio Ipuense,com que direito querem intervir?

Daniel lauriano disse...

Fenomeno dos tempos antigos: o pobre sofre os ricos idem. E vice versa! Nos resta a resistencia!

Anônimo disse...

É uma pena para a cidade de Ipu!!!

Anônimo disse...

Sinceramente, espero que as Irmãs de Caridade não saiam do Ipu.(Pois o seu legado de humildade, caridade e amor tem que permanecer para sempre).

Anônimo disse...

Realmente, o CI foi reformado TAMBÉM com o suor e o SANGUE de muitos funcionários MAL pagos.

Anônimo disse...

SERA QUE QUEM ESTA COMO O GOLEGIO IPUENSE,ESTES ANOS TODOS NUNCA GANHOU NADA??? RECEBEU O GOLEGIO COM CARTEIRAS ,BIROS, ETC ,SEM COMPRAR NADA,FICOU LA MUITO TEMPO PAGANDO UMA MISERIA AO MONS MORAES, A TEMPOS ATRAZ, O GOLEGIO SÓ NÃO FOI TOMADO DA PAROQUIA POR POUCO,O CHICO MELO É PROVA,QUEM NÃO LEMPRA DA HISTORIA.

Anônimo disse...

Depois que o C.I. tá todo "arrumadinho", todo mundo tá com olho grande né.

Anônimo disse...

Tia Rosi, falo em nome dos alunos do Colégio Ipuense, nós que sabemos a causa de tanta perseguição com você, uma pessoa que só tem feito o bem tanto para nós, como também para a nossa cidade.Mas não se preocupe estamos com você.A Bíblia diz que os poderosos cairão e é o que está para acontecer,quem está por trás disso será desmascarado.È por isso que a cada dia mais e mais pessoas se afastam da Igreja, pois quem deveria ser exemplo é vergonha, de onde deveria vir justiça vem injustiça, fraude, imoralidade.Seja firme e forte, estamos com você, agora e sempre.

Anônimo disse...

Os funcionários do Patronato devem reagir e não permitir a interferência da Diocese.Caso as irmãs estejam cansadas como foi alegado,tenho certeza que existem lá dentro pessoas aptas a dirigir essa escola que há anos promove educação de qualidade para a nossa cidade.Será
que vão ficar de braços cruzados e não fazer nada?

Funcionário revoltado com tanta injustiça e perseguição disse...

Querem que nós saiamos do Colégio Ipuense? PAGUEM-NOS tudo que investimos alí por mais de uma década.Quem vai pagar essa soma?Como pode? Depois de tantas lutas,surgir pessoas que NUNCA nada fizeram e querer ditar ordens? VOCÊ que covardemente está por trás de tudo isso ,se prepare que a briga vai ser grande, mas nossa guerreira Tia Rosiney sabe que poderá contar com cada um de nós.Força tia estamos com você.

Maria do Socorro disse...

Quando cheguei a Ipu, estava indecisa sem saber ao certo onde colocar meus filhos para estudar.Fui conhecer o Ipuense e achei que a estrutura deixava a desejar, mais fui convencida da excelente qualidade de ensino.A diretora me falou das benfeitorias que pretendia fazer no Colégio. E fêz.Pelo que sei pretende continuar fazendo.Quem ganha com isso? Nossos filhos e toda sociedade ipuense.Não presenciei o ontem,mas vejo o hoje do colégio e consigo visualizar um futuro maravilhoso para esta escola.Mas não consigo entender o porquê disso tudo.Pelo que sei o fundador do Colégio, sabia e permitiu que ela fizesse tudo de bom que fêz por esta instituição.Agora querem que ela assine um contrato indecente, abrindo mão de tudo? Só se ela for louca em concordar. E antes, os outros diretores prestavam contas a alguém? Pelo que soube deles sim deveria ter sido cobrado , visto que não investiram nada e deixaram a escola em estado lastimável.Nós pais e mães do Colégio, temos que apoiá-la, agradecê-la pela educação e pelo carinho que dedica a nossos filhos.Conte conosco Tia Rose, isso que está acontecendo vai nos unir ainda mais.Vamos com você a última instância , se necessário fôr.E as pessoas que não conhecem as leis ,saibam que uma escola não é uma bodega e que pode ser fechada à toa.Neste país existem leis e a justiça tarda, mas não falta. DEUS É MAIS.

Anônimo disse...

O que está acontecendo pelo que entendi o CI não está pagando o alguel do prédio...

Anônimo disse...

Depois que a casa tá arrumada né papa hóstia querem fazer confusão com o colégio Ipuense né...vão rezar seus papas hóstias, cuidar da reforma da igreja q é melhor, só avisando se comessarem a arrumar confusão nós vamos fazer protesto e n é pouco n.
Deve ser por isso q a igreja católica ta perdendo seus seguidores.

Anônimo disse...

Sinceramente, é revoltante essas insinuações a cerca dos nossos pastores. Sinto-me envergonhado em viver em uma cidade assim...
O prédio-CI-pertence a paróquia do Ipu, haja vista foi Mons. Moraes seu idealizador. Se reformaram a estrutura, não foi o dinheiro da pessoa que a realizou, foi do dinheiro arrecadado através dos benefícios que essa estrutura traz, ou não é?
Vamos nos preoucupar em dar uma educação, realmente, de qualidade,pois as escolas de IPU naõ ficaram nem entre as 10 melhores da região norte, isso é vergolhoso,pois não tem os melhores professores de ipu e fortaleza?markenting não aprovava ninguém...

Anônimo disse...

grande consideracao que voce tem com sua amiga nubia.
"Os dois mais importantes estabelecimentos educacionais de Ipu"

Anônimo disse...

Na matéria citada acima, se refere muito bem os planos da diocese de Sobral."Acredita-se que a Diocese se espelha na parceria de sucesso feita com a Organização Farias Brito junto ao antigo Colégio Sobralense, como o modelo de locação em seus demais equipamentos urbano-educacionais". Quem é o maior merchan do Farias Brito em Ipu? Seria ele o maior interressado na saída da atual gestão do Colégio Ipuense para a locação do Farias Brito? Fica ai a Dúvida!

Francisco Antonio disse...

Os funcionários do Patronato estão mobilizados para que não haja esta mudança que estão querendo impor. Vamos participar e apoiá-los.Quanto ao C.I. nada de concreto aconteceu, o que acho é que tem muita gente querendo fazer alarde.Vamos pensar positivo e apoiar estas duas escolas
maravilhosas que só trazem progresso para o Ipu, quanto aos que se referem mal a ambas, provavelmente são pessoas tipo barata que colocam mal gôsto em tudo.Nenhuma iniciativa foi tomada em relação ao C.I e creio que isso não vá acontecer. Até por que aí sim teríamos que tomat providências, pois se alegam que as freiras estão cansadas, a diretora do C.I. demonstra muita garra para continuar fazendo melhorias neste Colégio que doa a quem doer, principalmente aos que a invejam é O MELHOR do Ipu.

Anônimo disse...

Sou aluno do Patronato e amo minha escola. Fiquei muito feliz em saber que a diretora do C.I, permitiu que os funcionários assinassem o abaixo assinado a favor do Patronato.Obrigado pelo apôio.Conte também conosco.

Anônimo disse...

Quem disse que os funcionários do C.I são mal pagos? Não fala besteira,isso não é verdade, minha irmã trabalha lá e adora ,sabe porquê? Além de receber como as outras pagam, ainda é tratado com carinho, respeito, igualdede.Sabe como ela chama a diretora? Meu bem, pois é assim que ela trata carinhosamente a todos.Tem dinheiro que pague isso?

Anônimo disse...

Vamos lutar pra nao perder o nosso querido Patronato.

Anônimo disse...

Trabakhei 20 anos em uma escola. dei o melhor de mim e nem por isso sou dona da escola - DAI A CESAR O QUE É DE CESAR - se sou uma diretora é claro que tenho que investir em melhorias seja de uma escola ou um time de futebol, mas isso não me torna dona. Se a paróquia quer investir em novo modelo de EDUCAÇÃO com certeza os bons funcionários continuarão e até mesmo a diretora POIS O PREDIO CONTINUARÁ NO IPU - A ROSINEY TEM QUE SE CONCIENTIZAR QUE O PREDIO NÃO É DELA E CONSTRUIR A SUA PROPRIA ESCOLA NO TERRENO ENORME QUE COMPROU NA NOVA ALDEOTA COM O DINHEIRO QUE GANHOU NO CI

Anônimo disse...

O Padre Nonato é o maior empreendedor da atualidade em Ipu e tudo que faz VISA A TOTALIDADE. Não acho que tomaria qualquer decisão que levasse a prejudicar a população ou a educação Ipuense.Pelo contrário, ele pode dar o grande impulso para a formação dos ipuenses e de toda esta região. como novidades impactuam até mesmo um velho de mente atualizada como o Mons. Moraes,ele adiou estas situações que hora chocam ATÉ O MAIS NOVOS, MAS TENHO UMA CERTEZA O PADRE NONATO NÃO VAI DECEPCIONAR. È PRECISO QUE HAJAM PARCERIAS, SÓ TEMOS A GANHAR.

Anônimo disse...

acham pouco a situação de defasagem da educação pública do nosso município, agora querem acabar com a educação privada!

JOSE ARTEIRO disse...

QUER DIZER QUE UMA PESSOA QUE TRABALHOU HONESTAMENTE ,SEMPRE NÃO PODE COMPRAR UM TERRENO ? VOCÊ DEVERIA SE PREOCUPAR COM O DINHEIRO PUBLICO QUE ESTA SENDO DESVIADO, NA CARA DOS QUE O ELEGERAM E NÃO COM ALGUÉM QUE TRABALHA ARDUAMENTE COMO É O CASO. E DIGO MAIS : ELA DEVERIA CANDIDATAR-SE A PREFEITA , COM CERTEZA FARIA MUITO MAIS PELO IPU QUE MUITOS NÃO FIZERAM.

Mãe decepcionada com a IGREJA disse...

ASSUSTADA COM TANTOS COMENTÁRIOS MALDOSOS PERGUNTEI A TIA ROSY O QUE ESTÁ ACONTECENDO. ELA DISSE QUE TAMBÉM GOSTARIA DE SABER. MAS MOSTROU-ME DOCUMENTOS OS QUAIS PROVAM QUE ELA ESTÁ TOTALMENTE CORRETA. EXEMPLO: DOCUMENTO ASSINADO PELO MONS.MORAES DANDO PLENOS PODERES.E AI? SE QUEM CONSTRUIU A CONFIOU ESTA MISSÃO, QUEM SÃO OS OUTROS PARA CONTESTAR? E OS RECIBOS DE DOAÇÃO? ASSINADOS PELO PRÓPRIO MONS. MORAES ? QUEM FALA EM ALUGUAL AGORA É QUEM ESTÁ UNICA E EXCLUSIVAMENTE QUERENDO SE DAR BEM.E QUEM É ESTE? TÁ VALENDO A FICHA LIMPA? SE FOR O CASO EU TENHO MUITO O QUE CONTAR.