domingo, julho 03, 2016

Alea jacta est - MAIS UMA CAPÍTULO DA HISTÓRIA POLÍTICA DE IPU ESTÁ SENDO ESCRITO

Há aproximadamente 90 dias das eleições municipais - que acontecem dia 2 de outubro - e nas quais os eleitores decidirão o prefeito para a gestão 2017/2020, alguns nomes já oficializaram suas pré-candidaturas à cadeira do Executivo.

Legislativo 
A quantidade de cadeiras no Legislativo está definida pela Lei Orgânica do Município. A manutenção das 13 cadeiras mantém a disputa mais acirrada entre os candidatos que deverão concorrer às vagas com o coeficiente para cada partido obter uma cadeira na Câmara Municipal ficará em torno de 1.800 votos.
Nesse momento, a maioria dos partidos já buscaram filiações, o prazo foi até abril para formar chapas de pretensos candidatos a vereador. 

Executivo 
Nas eleições majoritárias (prefeitura), alguns nomes chegaram a circular pelos bastidores políticos. A candidatura do atual prefeito Sérgio Rufino à reeleição pelo PCdoB foi confirmada neste mês de junho. Pela oposição o empresário Diego Carlos (PDT) e a médica Dra. Ludmila entraram juntos na disputa e em evento, oficializaram a chapa. Outro nome que também se configura como pré-candidato é o ex-candidato a deputado estadual nas eleições de 2014 Balacó.

Campanha eleitoral tem apenas 45 dias
O projeto de reforma política, aprovado pelo Congresso Nacional no ano passado, provocou uma série de mudanças nas regras para as eleições deste ano.  As principais delas são a redução do tempo de campanha eleitoral, de 90 para 45 dias e a proibição de doações de verbas de empresas para campanha eleitorais. Veja as principais novidades:

Tempo de campanha
A duração da campanha eleitoral fica reduzida de 90 para 45 dias.

Gastos nas campanhas
Para prefeitos, pode-se gastar 70% do valor declarado pelo candidato que mais gastou no pleito anterior, se tiver havido só um turno, e até 50% do gasto da eleição anterior se tiver havido dois turnos.

Período de propaganda eleitoral no rádio e na TV
Diminuiu de 45 para 35 dias.

Punição por rejeição de contas de campanha ou não prestação de contas
O partido passa a não mais ser punido, somente o candidato em questão pode ter o registro suspenso.

Teto de gasto de campanha de prefeito em município com até 10 mil habitantes
Até R$ 100 mil.

Tempo de filiação partidária para candidatura
Exigida filiação por ao menos seis meses antes das eleições.

Propaganda "cinematográfica"
Nas propagandas eleitorais, não poderão ser usados efeitos especiais, montagens, trucagens, computação gráfica, edições e desenhos animados.
Com fotos e informações do Ipunoticias.com

Nenhum comentário: