terça-feira, julho 26, 2016

Distorção - PÁROCO DE IPU DESAPROVA POLITIZAÇÃO PARTIDÁRIA DE SUA HOMILIA

O portal Netcina, assinado pelo estudante de medicina Luiz Fernando Lopes que reside na Bolívia, também reconhecido como um correligionário ferrenho da gestão Respeito e Transparência que comanda o Ipu através dos Irmãos Rufino, buscou através de matéria postada no último domingo, 25, politizar uma recente homilia feita pelo Padre Raimundo Nonato Timbó.
O religioso e pároco de Ipu, notadamente reconhecido pela sociedade por não fazer politica partidária, não aprovou a matéria do site Netcina e se manifestou previamente ao ser indagado  e ter sua posição tornada pública em uma rede social.
O que é Homilia?
Homilia significa "conversa familiar", continuando o assunto do diálogo que Deus veio fazendo conosco através das leituras proclamadas e dos fatos da vida.
Ela é Ação Simbólica, como cada momento da liturgia da Palavra. Cristo "está presente na sua Palavra, quando na Igreja se lê e comenta a Escritura". Esta afirmação de um documento da Igreja nos lembra a experiência dos discípulos de Emaús, que sentiram o coração arder quando pelo caminho Jesus lhes falava e explicava as Escrituras.( Lc 24,32)
Homilia não é sermão, discurso ou pregação, nem encontro catequético ou estudo bíblico. Não basta explicar os textos bíblicos, é preciso ligá-los com a realidade da comunidade para fazer arder os corações, abrindo-os à conversão e à transformação pessoal e da sociedade.

Um comentário:

Anônimo disse...

''O religioso e pároco de Ipu, notadamente reconhecido pela sociedade ipuense por não fazer politica partidária...''.

Essa é a piada do dia é KT?

Todos sabem que o padre Raimundo Nonato foi peça fundamental para a vitória da ex-prefeita Corrinha em 2004. Não inventa!