domingo, julho 03, 2016

Indecisão - ESCOLHA DO VICE PASSA A SER O GRANDE DESAFIO PARA O GRUPO LIBERDADE

De posse de pesquisas, as quais apontam que o nome de Diego Carlos (PDT) o projetam como um forte candidato a sucessão municipal de 2016, o Prefeito Sergio Rufino (PCdoB) tem que montar um quebra-cabeça para escolher seu ainda indefinido companheiro de chapa.
O ideal seria enfraquecer a oposição e lançar um Vice em sua chapa que lhe agregue votos. Porém, o gestor de Ipu tem vários obstáculos ora criados por ele com seu estilo reticente de fazer política, ora por setores da sua imprensa que durante bom tempo da sua administração fizeram duros ataques a lideranças e que hoje se encontram sem diálogo com o Grupo Liberdade. 
O tempo já não é mais aliado do Prefeito que tentará uma reeleição inédita, pois até a primeira semana de agosto terá que ter uma decisão tomada. 

Afora os nomes mais prováveis (confira a relação abaixo), mas que não teriam peso eleitoral somatório para o grupo de situação, outros políticos com possibilidades partidárias soariam como bombásticos: Adriano Melo, Nonato Martins ou José Maurício. Mas o ranço criado pelos irmãos Rufino e subordinados em muito dificultam a abertura de um diálogo, sem esquecer do sentido mercadológico negativo que esse tipo de aliança poderia causar no percurso eleitoral para os envolvidos. Um acordo desses soaria esdrúxulo e poderia macular o discurso do Prefeito, embora saibamos que a essa altura já está todo mundo amarrado.

Confiram os nomes e os entraves:
1 - Dr. Luiz de Gonzaga: apesar de não agregar votos da oposição e ter sido esquecido pela gestão municipal, o médico daria a Sergio Rufino qualidade em sua chapa, pois o filho do ilustre Dr Tomás Corrêa sempre passa a sociedade ipuense a imagem de um homem íntegro e verdadeiramente transparente. 
Entrave: Gonzaga está filiado ao PMDB do Casal Pica Pau e do senador Eunício Oliveira que é desafeto-mor do Governador Camilo Santana aliado do gestor de Ipu. A ex-prefeita Corrinha, por sua vez, ainda não esqueceu dos desentendimentos de 2012, quando Sergio lhe tomou a liderança da oposição, e de 2014 quando suas contas foram desaprovadas na Câmara Municipal em meio a uma manobra do Irmãos Rufino para bani-la da vida politica ipuense. A negociação dessa aliança com o PMDB seria muito onerosa e contraditória politicamente para Rufino e Corrinha.

2 - Coronel Fanico Martins: Foi o nome escolhido para ser o companheiro de chapa de Sergio em 2012, mas questões partidárias o levaram a ser substituído por Carlos Eduardo. Embora consolidasse a aliança com o PT do Governador, a indicação do militar também é vista como uma manobra do PCdoB para aumentar seu tempo de propaganda eleitoral no rádio. 
Entrave: Os obstáculos a sua indicação estariam dentro do Grupo Liberdade que o tem colocado como um Plano B. No entendimento destes, Fanico é uma pessoa de caráter e de bom diálogo até com a oposição, mas já está dentro do grupo. 

3 - Antonieta Peres: Esposa do ex-prefeito Simão Martins e cunhada do Coronel Fanico. É o nome preferido em pesquisas internas do grupo de situação. Também filiada ao PT, Antonieta daria um tom feminino a chapa de Sergio se contrapondo a composição de Diego Carlos que tem a médica Ludimila Muniz como Vice. 
Entrave: Não iria agregar votos, pois já faz parte do Grupo Liberdade.

4 - Bosco Farias: Como Sergio Rufino não conseguiu abrir a FM Liberdade, a indicação do radialista seria uma forma de manter abertos os microfones da Rádio Iracema para promover a gestão municipal nos próximos meses. Até o presente momento não houve nenhuma sinalização dos irmãos de Diego Carlos, também acionistas da emissora, para que a programação da emissora deixe de ter um editorial favorável ao candidato Sergio Rufino.
Entrave: Bosco foi Vice de Toinha Carlos em 2004 e pouco acrescentou para evitar a derrota da chapa. Ausente de militância política em sua terra natal, o radialista eleitoralmente não agregaria. 

Até agora na política ipuense, nada de novo aconteceu. Tudo dentro da margem das manobras possíveis.

Nenhum comentário: