sexta-feira, novembro 25, 2011

CORRUPÇÃO: FILHO DO PREFEITO DE PIRES FERREIRA É PROCURADO PELA POLÍCIA


Seis pessoas estão foragidas no município de Pires Ferreira, a 312 km de Fortaleza, acusadas de crime de licitação e contra administração pública, além de peculato, corrupção ativa e passiva. Entre os procurados pela Polícia, está Pedro Humberto Coelho Marques, filho do atual prefeito do município, Marcos Camelo Marques.
Segundo informações do Ministério Público repassadas ao O POVO Online, os mandados de prisão deveriam ter sido cumpridos na última terça-feira, 22, mas nenhum dos acusados foi localizado pela Polícia e são considerados foragidos da Justiça. A investigação é um desdobramento da Operação Província II, desencadeada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, com o acompanhamento da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap).
Segundo informações do MPE, também estão sendo procurados o chefe da Comissão de Licitação do Município, José Celson Macedo de Azevedo, e os empresários Ana Kelly Costa Henrique e Raimundo Aguiar Gomes.
No último dia 14, também foram executados mandados de prisão na cidade de Reriutaba contra os empresários Francisco Ferreira Pinto, Maria Aparecida Ferreira Pinto e Raimundo Aguiar. Os representantes do Ministério Público também requisitaram a prisão do chefe da Comissão de Licitação. Contudo, a decisão do magistrado determinou apenas o seu afastamento do cargo. Encontram-se presos os empresários Francisco Ferreira Pinto e Maria Aparecida Ferreira Pinto.
Entenda o caso
No dia 31 de agosto de 2011 a Procap, a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) executaram a Operação Província II, cujo objeto foi a prisão temporária de empresários e servidores públicos envolvidos com fraudes nas licitações no ramo de festas, eventos e locação de veículos.
Segundo dados do Sistema de Informações dos Municípios do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/SIM), apenas o empresário Francisco Ferreira Pinto, atuando com o grupo familiar pelo período de 2007 a 2011 recebeu dos municípios do estado o valor de R$ 20.763.337,27. Há indícios de que ele atuava desde 2002, cujos valores não foram contabilizados.
Ainda de acordo com o MPE, acredita-se que o valor supere mais de 30 milhões, já que nem todas as prefeituras declaram os despesas perante o TCM. A empresa Viçosa Construções (VIÇOSEL), pertencente aos irmãos Carlos Kenede Fortuna de Araújo e Rodrigo Fortuna de Araújo, também faturou nesse período com locação de veículos, obras e construções o valor R$ 41.369.465,51.
O Ministério Público, por meio da Procap, realizou pesquisas pelo site do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e constatou que a empresa tem apenas seis veículos em sua titularidade. Conforme os Promotores de Justiça, as investigações continuam até o esclarecimento definitivo dos autores e beneficiários dos ilícitos praticados contra o patrimônio da sociedade. O passo seguinte é reverter para o patrimônio público o que foi desviado em detrimento da população.
Fonte: Jornal O POVO (http://www.opovo.com.br/)

25 comentários:

Anônimo disse...

A POLÍTICA VERDADEIRA NÃO É UM JOGO! POIS A POLÍTICA VERDADEIRA TODOS GANHAM! E NO JOGO REALMENTE SEMPRE ALGUÉM TEM QUE PERDER OU ENTÃO FICA NO 0X0!BRUNINHO PEDROSA SEU PAI NÃO LHE ENSINOU NEM ISSO?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A palavra política deriva do grego "politikós", adjetivo que significa tudo o que se refere à cidade (em grego, "pólis"). Mas o conceito de "pólis" é mais abrangente do que o nosso conceito de município. É UMA CIÊNCIA E É A ARTE DE GOVERNAR!Na Grécia antiga, entre os séculos 8 e 6 a.C, surgiram as "pólis", que eram, ao mesmo tempo, a cidade e o território agropastoril em seus arredores, que formavam uma unidade administrativa autônoma e independente: uma cidade-Estado, quase como um país nos dias de hoje. Atenas e Esparta são as cidades-Estado mais famosas da Antiguidade grega.

Anônimo disse...

Achei muito justa o comentário de um internauta feito ao jornal "O Povo", abaixo da reportagem a respeito disso aí. Pos isso, estou transcrevendo a mesma.Vale a pena compartilhar:

FONTE: http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2011/11/25/noticiapoliticajornal,2342227/decretada-prisao-preventiva-do-filho-do-prefeito.shtml

Jose Pessoa 25/11/2011 11:32
Tudo não passa de jogo de cena. O máximo que pode acontecer é o acusado passar 5 confortáveis dias recolhido no Quartel dos Bombeiros descansando. Ninguém devolve um centavo, ninguém é impedido de fazer o que bem entender, inclusive eleger seus cúmplices. A corrupção foi institucionalizada e o Estado Brasileiro está aparelhado para servir aos "cumpanhêrus" do modo mais vil e covarde: através da corrupção e da certeza da impunidade. Não teve "faxina" alguma, apenas um arremedo de moralidade para dar uma "satisfaçãozinha" à população.

Anônimo disse...

pedro humberto se soltou e o zeca se lascou!

Anônimo disse...

Meu povo esse rapaz é mesmo um bom aluno, aprendeu direitinho com o SOGRÃO ZEZÃO,quem entra na familia AGUIAR é assim dar o mel e depois o FÉU.
Imaginem a filha do zezão sendo a candidata DESTERRAI.
Só na educação é 9 milhoes...
E na SAÚDE????
Deve estar ok, porque o filho é o secretário...
ZEZÃO só coloca os outros para serem presos né.

Anônimo disse...

SOMBRA!!!OLÁ MAIS VEZ POVO DE PIRES FERREIRA E AMIGO DO BLOG...ANALIZANDO PIRES FERREIRA COMO SE ENCONTRA NO MOMENTO,E VENDO AS POSSIBILIDADES DE WUEM VIR´SA PELA FRENTE, DA PRA SE TER UMA IDÉIA DE QUE A CIDADE NÃO TEM COMO SE DESENVOLVER DE MANEIRA ALGUMA.ATUALMENTE TEM UM PREFEITO QUE JÁ ENTREGOU O CARGO FAZ TEMPO, TODO PIRES FERREIRENSE SABE DISSO , E SABE QUE ESSAS PALAVRAS SÃO VERDADEIRAS.ALGIMAS SECRETARIAS FICARAM COM A MULHER E OS MENINOS E O RESTO PARA O HOMEM DE RERIUTABA QUE TO PIRES FERREIRENSE TAMBEM SABE DE QUEM ESTOU FALANDO.AS POSSIBILIDADES PELA A FRENTE É IR PRA RERIUTABA DE VEZ COM A FILHA DO HOMEM OU IR PARA UM DOS TRES DA OPOSIÇÃO, QUE TODOS TAMBEM DA CIDADE JA CONHECEM BEM.AÍ EU PERGUNTO...!!!COMO É QUE PIRES FERREIRA VAI PRA FRENTE DESSE JEITO???MIM DIGAM MEU POVO!!!ATÉ QUANDO ISSO???PIRES FERREIRA MERECE RESPEITO!!!AGRADEÇO PELA OPORTUNIDADE MAIS UMA VEZ AO AMIGO DO BLOG!!!

Anônimo disse...

A Familia MARCOS MARQUES, comemorou a prissão de MARCOS ALBERTO, eu estava lá e vi, e o Lanusse de besta que estar com eles.Olha ai fatinha teu filho...

Anônimo disse...

Esse prefeito de Pires Ferreira é mais sujo que pau de galinheiro. E ainda se comenta que o assessor dele Carlos Dias foi preso por envolvimento com drogas, se isso for verdade o prefeito tá é ferrado.

Anônimo disse...

olha só a cara de felicidade dos dois. ô bicho bom é dinheiro publico.....

Anônimo disse...

ministerio publico vai pedir afastamento do prefeito de pires ferreira-ce por 90 dias,,,,aguarde e veras...................agora chegou a vez do lanuce.

Anônimo disse...

Cad gostaria de saber saiu o habeas corpus do PEDRO HUMBERTO?

CIDADÃO DE PIRES FERREIRA disse...

Se em Pires Ferreira tivessemos VEREADORES comprometidos com a moralidade e com o POVO, com certeza esse gestor pederia o mandato. Más infelizmente TODOS os vereadores do municipio de Pires Ferreira pensam primeiro em si para depois pensar no povo. E a culpa é TODA NOSSA, pq ainda o reelegemos.

Anônimo disse...

Discordo em parte do comentario acima. Os vereadore só pensam primeiro em si em segundo em si de novo em terceiro em si novamente em quarto em si outra vez...e eu graças a Deus não elegi nenhum deles pois votei no Cição que se tivesse ganho faria a dirferença.

Anônimo disse...

Concordo com o comentario do cidadão de Pires Ferreira , é exatamente isso! Os vereadores so pensam em si, o povo que se dane!Belos vereadores estes da nossa cidade tenho é vergonha das atitudes deles!

Anônimo disse...

tudo isso acontecendo em nosso municipio, é nenhum vereador, se manifesta, que vergonha, todos estão envolvidos em roubos, por isso é que estão calados, vereadores mediocres, só visam o dinheiro, se vendem por corolla, por presidencia e por propina, é muito triste, precisamos mudar o quadro de vereadores da cidade. Parabens Eriberto vc.é o único que escapa, caiu fora por não concordar com esse grupinho de ladrões

Anônimo disse...

É TRISTE MAS É VERDADE.
PIRES FERREIRA.
ESTÁ SENDO UMA DAS CIDADES QUE ESTÁ SOB A MIRA DA POLICIA FEDERAL.
MEUS AMIGOS.
VOCES JÁ VIRAM,QUANTAS DIÁRIAS EM 2010
E 2011,FORAM PARA AS MESMAS PESSOAS.
MARCOS PAULO.ANA EVANGELISTA.SEBASTIÃO NERE.MAROS CAMELO MARQUES.
E TEM MAIS,GENTE FOI DINHEIRO QUE NEM PRESTA.
TUDO DIÁRIAS MENTIROSAS,QUE SÃO FICTICIAS,ISTO O TCM,VAI TER QUE VER,E OS SENORES VEREADORES TEM QUE SABER,É UMA TRISTEZA.
DINHEIRO PARA UMA SÓ FAMILIA.
DIARIAS PARA PASSEAR,E INVENTAM QUE É PARA RESOLVER PROBLEMAS DA MUNICIPALIDADE.TUDO TEM QUE SER VISTO.
ARROCHA TORRIN VAMOS ELEGER VOCE,JUNTAMENTE COM NOSSO GRUPO UE ESTÁ AI A TODO VAPOR.
VÃO ROUBAR MAIS LONGE.

Anônimo disse...

De parabéns mesmo está é o JOIA que não precisou cair fora porque foi o unico que nunca entrou no grupo deste povo que vem comandandoesta quadrilha.

Anônimo disse...

Gostaria que um de vcs que andam dizendo essas coisas me dissese qual foi desses políticos da oposição que passou pela administração de Pires Ferreira que fez 1/4 de todas essa obras realizadas na administração do Prefeito Marcos Marques e a maioria das coisas feitas com recurso do FPM e todos eles que passaram anteriormente, roubaram mais do que os bandidos da favela da rocinha nao fizeram nada os prédios públicos tds alugados uma vergonha pra cidade e continuam querendo se apossar novamente do Pires para roubarem mais porque o dinheiro ganho com facilidade e roubado , também é perdido com facilidade. Por tanto, estão tds aí querendo recuperar o que já perderam passando a mão novamente no dinheiro da viúva.
Parabéns Prof. Marcos pelo que vc fez e vai continuar fazendo com a loira nos próximos 04 anos.
Pelo menos vc fazzz...

Anônimo disse...

Kléber acho que você não sabe, mas houve um tempo recente em Pires Ferreira que 90% dos prédios públicos eram alugados de pessoas ligadas diretamente a um ex-prefeito dessa cidade. Não satisfeito ele também alugava terrenos de seu sogro e cunhado para abrigar as sucatas e carros velhos que na época o município possuia. Na gestão do professor Marcos, todos os prédios públicos se tornaram próprios, além de ele ter construído uma garagem pública e renovado a frota de veiculos do município.

Anônimo disse...

Olá amigos de PIRES FERREIRA, venho acompanhando toda essa trajetória de denuncias contra a atual administração. É vergonhosa, pois ajudamos a formar esse grupo que está ai através do voto. Só não podemos é banalizar o crime e acha que está tudo bem e vangloriar aqueles que participaram desse roubo milhionário. O mais curioso que este crime parte de pessoas que nunca imaginaríamos que o fizesse. São piores que bandidos batedores de carteiras, pois estão no nosso meio se fazendo de trabalhador de honestos de profissionais mas estão maquinando como roubar o dinheiro público. vi muitas vezes a 1ª dama ingnorando o Prefeito anterior, pois o mesmo estava usando o celular pago pela prefeitura. Vi muita vezes comentários reclamações de trnsporte pago pela prefeitura beneficiando o proprio gestor. Será que o que ocorre na cabeça de quem é prefeito é sempre a mesma coisa? gostaria de entender o porque de tudo isso. O dinheiro roubada dava pra construir a estrada de serrota que há muito tempo é sonhado. O dinheiro roubado dava pra reestruturar todo o hospital e trazer materiais novos e assim todas as escolas. Mas infelizmente o que temos de exemplo de gestão em Pires Ferreira não dar mais pra confiar em ninguém.

Anônimo disse...

continuando...lembro de muita gente falando do 1º prefeito, pois o mesmo, segundo oitivas, ia para o Rio de Janeiro jogar cartas. É gente boa do Pires Ferreira tem gente que diz que todo mundo tem o prefeito que merece, mas eu tenho a plena certeza que vocês não merecem passar por isso não. Amigos piresferreirense não deixem nem um desses políticos brincar com os sentimentos de vocês, analisem tudo para o proximo ano. Tem muitos deles que estão enriquecendo as custa do dinheiro público e nós temos que dar um barta nisso tudo. Chega de robalheira, chega de peculato, chega dessa quadrilha inescrupulosa ta armando, arquitetando e tirando o dinheiro dos filhos de vocês(escola, hospitais,lazer, saneamento básico).

Anônimo disse...

que tenhamos um natal
de paz.um ano novo de saude e felicidades.
para todos os conterraneos de pires ferreira.
muitas feliciddes.
e que vejam uma forma de mudar esta tal administração,votando em pessoas de boa indole.
vamos votar no grupo que está se fortalecendo.
voces sabem de toda a historia do filho do prefeito,pedro umberto.
tudo o pai sabia e futuro sogro era o professor.
eles sabem fazer coisas que não tem nas cartilhas.
porisso vamos mudar.

Anônimo disse...

E AI O PEDRO UMBERTO JÁ TÁ PASSEANDO PELAS RUAS DE PIRES FERREIRA.
INTERESSSANTE,FEZ O QUE FEZ,ROBOU NOSSO DINHEIRO,E NADA ACONTECEU.
ISSSO É UMA VERGONHA,MAS VOCES JÁ VIRAM ELE COM A CARA BAIXA,SERÁ QUE É DE VERGONHA,OU É PENSANDO QUE DE DOMINGO EXATAMENTE UM ANO,VAI SE ACABAR O PEITIN.JÁ ERA.

Anônimo disse...

passei na comunidade de marruais dos rosas pires ferreira estava a passeio com minha familia. vie uma coisa absurda por volta no 1996 tinha um chafaris na epoca acho que foi torrim que bortou aquela agua no marruais.vie hoje na terras que era agua chafaries ficeram um bar onde fica no lado do chafaris hoje aquelas terra e da prefeitura as outoridades de pires ferreira não procura saber isso eu mandei esse mail..aquilo ali e da prefeitura quando torrim bortou agua na comunidade fica na esquecina quem vai para outro marruais dos paivas.agente até passa ver um pouco do chafaris...agradesço quero seja descoberto....

Anônimo disse...

SR KLEBER TEIXEIRA,OMTEM VIMOS EM REDE NACIONAL EM TODOS OS ORGAOS DE COMUNICAÇOES,A NOTICIA DE APROVAÇAO DA LEI DE FICHA LIMPA APROVADA P MINISTROS,UMA RELEVANCIA MUITO GRANDE P NOSSO PAIS.AQUELES MAUS GESTORES IMPROBILITADOS DE VOLTGAREM A EXERCEREM CARGOS NA POLITICA FORAM BANIDOS EM DEFINITIVO,NOS TODA SOCIEDADE SAIMOS VITORIOSOS,POIS A CORRUPÇAO AVANÇAVA MUITO,A MAIORIA DOS POLITICOS ENTRAVAM SOMENTE PENSANDO EM SE ENRIQUECER,QUEM GANHA SOMOS NOS,BASTA JA CHEGA PONTO FINAL P CORRUPTOS.

Anônimo disse...

NO ESTADO DE SÃO PAULO TEM UMA CIDADE CHAMADA FERREIRA TAMBÉM, MAS NÃO É PIRES NÃO É BEM MAIOR QUE PIRES, É PORTO. PORTO FERREIRA, E PASMEM O PREFEITO É UM EX DELEGADO DE 5º CATEGORIA, SÓ QUE DE CASA ALUGADA PASSOU A PROPRIETÁRIO DE MANSÃO E FAZENDAS E TRANSPORTADORAS E POSTOS DE GAZOLINA APLICADO NA TERRA NATAL DE BAURU, IMAGINE SE POLITICA NÃO ENRIQUECE...............O PROMOTOR DAI DEVIA ENSINAR O PROMOTOR PAULISTA DAQUI A TRABALHAR PELO MENOS UM POUQUINHO