quarta-feira, novembro 16, 2011

"O MIOLÃO"

Em meados da década de 1980, eu recordo bem de ter conhecido um jovem exótico e membro de uma família aristocrática em minha Terra Natal que era chamado jocosamente de "Miolão" até por seus amigos. Achava eu também aquele personagem ipuense um tanto quanto engraçado com seu jeito destrambelhado, voz grave e balbuciante, grandalhão, mas com um rosto diminuto e com óculos a la Renato Russo.
Mas o que mais me intrigava era o porquê do depreciativo apelido de "miolão" que aquele rapaz sempre carregava.
Aos poucos fui ficando a par dessa situação. "miolão" em nosso cearês significa dizer que a pessoa é do tipo um "miolo de pote", ou seja, ou está vazio ou só tem água. Recorrendo mais uma vez ao meu dicionário caboclo, percebi que o termo água aqui significa falar besteiras.
O "Miolão" adorava dizer que era sobrinho de político tal, filho de fulano de tal e amigo do escambau. Ou seja, ele era "o cara". Prestava continência com o chapéu dos outros, mas não se dava conta que quando calado era um grande poeta.
Em tempos de internet os Miolões ainda existem e adoram aparecer como escritores ou algo parecido. Eles não criam. Copiam. Eles não analisam. Burralizam. Eles só atiram com as idéias alheias, mas com medo de uma pane em seus capengas neurônios se esquecem de observar a leviandade ou veracidade dos seus vitais Control + C/ Control + V.
Na frente da tela de um computador, mas sem usarem o mouse ou qualquer inocente tecla, eu tolero esses "criativos" de estrutura barrenta se sentirem os novos Steve Jobs do pedaço.

14 comentários:

Anônimo disse...

pegou pesado c o "miolão", eim KT? + é bem feito! pq, ou foi ele ou foi o RJ, que fizeram aquela sacanagem contigo no blog anonimo da oposiçao, c o aval to teu "amigo" jr pereira! posso ñ concordar mtas vezes c vc, + lhe parabenizo por assinar em baixo dos seus comentarios/post.
Abçs, Carlos.

Ricardo Aragão disse...

Caro amigo Kléber,

Lealdade, sinceridade e honestidade são qualidades inerentes à verdadeira amizade. Isto posto, como amigo (e leitor) seu, lhe devo uma crítica:

Achei intempestivo, inadequado e improdutivo esse texto sobre o nosso conterrâneo - que todos ou a maioria dos ipuenses sabem de quem se trata - mas que também não o mencionarei para tentar resguardá-lo de ser exposto ao ridículo ainda mais. Até porque, sou amigo dele e não seria leal de minha parte.

As pessoas devem ser respeitadas independente de suas opiniões, credo, raça. Isso é básico para a boa e salutar convivência nesse mundo já tão afastado dos valores familiares e sociais.

Quando essa discriminação se baseia no grau de inteligência de uma pessoa, então...

“Tudo que sei é que nada sei”. Lembra dessa sentença? É, de fato, uma SENTENÇA! Pois o conhecimento, as “verdades” e até nossas crenças são efêmeras, caro amigo.

Conteste com argumentos as "copiadas e coladas" do rapaz, o que talvez nem seja uma tarefa assim tão hercúlea para você, um professor de História e estudioso da política ipuense. Mas menosprezar, ironizar e humilhar, fogem às básicas regras da ética e do respeito, comprometendo a credibilidade que devia imperar num espaço virtual como o seu blog.

Pelo menos seja claro. Usar o apelido do rapaz sem mencionar o nome dele é no mínimo covardia e dá a impressão que você tenta evitar uma ação por danos morais. Mas isso vai DE encontro à coragem que você sempre esboçou em suas publicações e debates, meu amigo.

Esse texto sem eira nem beira (motivo aparente), amigo KT - em vista das defesas ideológicas do amigo depreciado em seu texto - sinaliza uma perigosa tendência político partidária de sua parte (extensivo ao seu blog) que se mostrava sempre imparcial e consubstanciado. Não permita que isso aconteça.

Seu amigo (de verdade!),
Ricardo Aragão

Anônimo disse...

ISSO É BULLING, CUIDADO COM O QUE DIZ.

É um termo inglês utilizado para descrever atos de VIOLÊNCIA física ou psicológicas e intencionais praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo.

A legislação jurídica do estado de São Paulo define bullying como atitudes de violência física ou psicológica, que ocorrem sem motivação evidente praticadas contra pessoas com o objetivo de intimidá-las ou agredí-las, causando dor e angústia.
Os atos de bullying configuram atos ilícitos, não porque não estão autorizados pelo nosso ordenamento jurídico, mas por desrespeitarem princípios constitucionais (ex: dignidade da pessoa humana) e o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar.

Guto Pontes disse...

Soube da crônica postada no blog do KT descrevendo detalhes históricos da personalidade de um ipuense muito conhecido!

Louvável o altivo espírito solidário do mano Ricardo ao nosso conhecido conterrâneo, mas, penso que talvez o Ricardo tenha exagerado um pouco na crítica feita ao Kleber Teixeira. Vejamos:

- Uma das últimas colagens do cidadão citado foi uma postagem contra o BLOGUEIRO KT da forma tradicional daquela fonte: chula, apócrifa e covarde!
Neste caso da crônica "o miolão", o nome do rapaz(autor da colagem) foi até resguardado(!), ou seja, a identificação será por correspondência, histórica e perceptiva, dos frutos daquela pessoa. Razoável!

- Em se tratando do IPU, certamente tudo pode ser atribuido à suspeita motivação política-partidária. Agora mesmo, este meu texto está sendo analisado sob este prisma...rsrs
Mas, exponho os fatos e assumo minha autoria interpretativa, com toda implicação que isso representa.

Faça-se justiça ao blog do KT, ele observa, analisa os fatos, expõe e assina suas interpretações com todas as implicações suscetíveis, inclusive as críticas justas e injustas, depende do observador.
E, vejam, fato notório é que ele é chamado para participar, como interlocutor e jornalista, dos encontros promovidos pela situação e oposição na cidade! Algo incomum!

- Diante da semeadura de maledicência, per-versidade verbal e escrita(mesmo não sendo o autor) - fenômeno conhecido como "vampiragem" virtual - um verdadeiro "espalha-brasas" de veneno, CHATO E REPETITIVO, penso que chamá-lo de "miolão" é um salvo conduto moral, que diminui, em muito, num juízo civilizatório, a penitência do mesmo, diante de tantos deslizes irresponsáveis, incivilidades, impropérios e improbidades éticas contra pessoas e entidades que se dão ao respeito!

"Toda pessoa boa soa bem"...e, geralmente acolhe reprípoca bondade.
Mas, tem pessoas que despertam e aguçam os nossos "espinhos", é HUMANO, DEMASIADO HUMANO...

Guto Pontes

Anônimo disse...

Se fosse para processar por BULLYING, o "miolão & CIA" seria RÉU e não VITIMA! chato e babaca!

Anônimo disse...

Vc. tem razão KT,o citado com tal pseudo, ausentou-se e apagou-se para a nossa terrinha, e agora certamente debaixo do chapéu de políticos quer aparecer como dessiminador de uma grande ideologia polítoca!...

Anônimo disse...

Vc. tem razão KT,o citado com tal pseudo, ausentou-se e apagou-se para a nossa terrinha, e agora certamente debaixo do chapéu de políticos quer aparecer como dessiminador de uma grande ideologia polítoca!...

Anônimo disse...

eu não estou sabendo quem é esse miolão mas ahei uma falta de respeito pelo o fato dele ser um ipuence.

Anônimo disse...

Kleber,
Estava numa roda e veio o seguinte comentário:

" O Junior pereira na frente do miolão é um workaholic..." KKKKKK

Anônimo disse...

Caro KT,

Para ser leal, sincero e honesto não precisa ser ridículo. A crítica de Ricardo ao Kléber, em defesa do Miolão, foi descabida de qualquer equilíbrio emocional e por isso deselegante e desproporcional. Gostaria de saber quem é o Miolão, ou será que já encontrei?

Anônimo disse...

Realmente KT, a sua atitude não foi das + louvaveis, mas se justifica pela sacanagem que ele fez com vc, naquele blog anonimo. Queria ver uma postagem do Ricardo Boris sobre esses safados que denigrem a imagem dos outros com o anonimato.
abçs: Paulo Henrique

Fernando Marinho disse...

Prezado conterrâneo Fernando Marinho.
Se possível, gentileza postar meu comentário no "post" escrito por você - "O Miolão".
Obrigado
Fernando
E lamentavel que um espaco tao conceituado com o blog do ilustre ipuense possa abrir espaco para falar baboseiras sem agregar nenhum tipo de conhecimento e crescimento para o leitor. Ao propor escrever sobre politica, sociedade, futebol e cultura em nada o artigo contribui para o objetivo a que se propõe. O artigo claramente tenta denegrir a imagem de algum ipuense, motivado por alguma deficiencia tecnica quando se deveria questionar sua postura etica ou moral. Fica evidente que o autor encontra-se incomodado ou contrariado com algo realizado pelo dito personagem do texto. Interessante seria o autor evitar atitudes hostis a seus conterrâneos, evitando dessa forma contrariar seus leitores, elevando o nivel de leitura. Somente assim seu conteudo nao será como miolo de pote.

Kleber Timbó disse...

Senhores!
Se queres saber os teus defeitos, tuas imperfeições, basta identificar o que não gosta ou não admira em teu semelhante! Acaso somos perfeitos para exigir de um irmão perfeição em tudo que pensa, sente, fala e age?!
Desta forma, concluímos: perde sempre quem ignora as qualidades e exalta os defeitos!
Kleber Timbó.

Anônimo disse...

é sabido, que esse tal de miolão, é o autor de muitas destas postagens apócrifas. pode ser que ele aprenda com essa. os outros autores são um professor e um advogado. eles levam tudo para o lado politico e para a baixaria! infelizmente estão do meu lado politico, mas como o do prefeito, o dia deles tambem vai chegar!