domingo, dezembro 16, 2012

PIRES FERREIRA ESTÁ ENTRE OS CINCO PIORES MUNICÍPIOS CEARENSES EM GERAÇÃO DE RENDA.

Dos 184 municípios cearenses, 152 deles (82,6% do total) foram classificados pelo IFDM de 2010 como de baixo desenvolvimento no quesito geração de emprego e renda, ou seja, com um índice inferior a 0,4. O resultado é, inclusive, superior ao registrado no ano anterior, quando essa soma era de 147 (79,8%). As cinco ´piores´ cidades do levantamento mais atual são: Martinópole (0,0529), Granjeiro (0,0720), Reriutaba (0,0942), Tejuçuoca (0,1090) e Pires Ferreira (0,1288).

Nas cidades com índices baixíssimos, a geração de postos de trabalho formalizados no Interior depende, majoritariamente, do serviço público nas prefeituras. Potiretama, no Vale do Jaguaribe, por exemplo, possui, segundo dados de 2011 do Ministério do Trabalho e do Emprego, 447 trabalhadores formalizados, dos quais, 438 são funcionários públicos, ocupando cargos como professor, zelador, gari e assistente administrativo.

Para o consultor econômico da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Irineu de Carvalho, o alto percentual é fruto de uma baixa atividade econômica no Interior. "A maioria das cidades tem pouco comércio, e, quando tem, não é formalizado (o índice só considera empregos formais), ou porque as condições são precárias para buscar a formalização ou porque é um negócio de família", explica. "Você pode ter uma circulação de renda razoável sem ter um bom índice de geração de empregos formais", defende o consultor.

Fonte: DN/ Adaptação de texto - Blog do KT

Nenhum comentário: