segunda-feira, outubro 20, 2014

CIENTISTA CEARENSE RECEBE TÍTULO DE "HERÓI DA REVOLUÇÃO VERDE".

O pesquisador cearense João Pratagil Pereira de Araújo recebeu nesta semana o título de “Herói da Revolução Verde Brasileira”. A homenagem é oferecida para as personalidades que mais contribuíram com o desenvolvimento da agropecuária brasileira. A honraria foi entregue durante o fórum Desafio 2050, evento oficial da Semana Mundial da Alimentação, em São Paulo.

Engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia, Pratagil foi presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) e é o atual chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, sediada em Fortaleza.

Segundo os organizadores do prêmio, Pratagil foi escolhido, entre outros fatores, por ser “responsável pelo desenvolvimento de 11 cultivares de feijão caupi e por ter colaborado ativamente na formulação dos Programas de Desenvolvimento da Fruticultura do Ministério da Agricultura”.

O prêmio é entregue anualmente a 10 “heróis” das mais diferentes áreas, que ajudaram o Brasil a deixar a incômoda posição de importador de comida para se transformar em um dos principais produtores globais de alimentos, fibras e biocombustíveis. O projeto é realizado pelas quatro entidades organizadoras do Desafio 2050: Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) e Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

Pratagil se junta a um time que inclui nomes como os ex-ministros Roberto Rodrigues e Alysson Paolinelli, agricultores como Nonô Pereira e Herbert Bartz, além de cientistas de ponta da agropecuária brasileira. A lista completa pode ser acessada em www.revolucaoverde.org.

DA REDAÇÃO DO ESTADO ONLINE

Nenhum comentário: