domingo, outubro 26, 2014

DE QUEM SÃO OS LOUROS DA VITÓRIA DE CAMILO EM IPU?

Diego Carlos ao lado de Camilo horas antes da apuração final de hoje (26)

No Ipu a votação ficou assim: Governador eleito Camilo Santana (PT) com 13.454 (64,22%) votos válidos contra 7.497 (35,78%) votos de Eunício Oliveira (PMDB), uma abstenção surpreendente de 10.516 (31,87%).

Venceu a união do prefeito Sergio Rufino com o ex-prefeito Sávio Pontes ao lado de Diego Carlos e sua mãe Toinha. O junto e misturado foi importante, mas não decisivo.

A vitória de Camilo em Ipu tem vários donos

Sergio Rufino esteve mais preocupado com Augusta e seus Deputados Federais no primeiro turno. O líder do grupo Liberdade não teve força para unir os membros do primeiro e segundo escalão da PMI, bem como vereadores da sua bancada que no primeiro turno votaram contra Camilo. Não esquecendo que Rufino perdeu dois edis cooptados: Ivo Sousa e Eduardo Ximenes, que embora teoricamente continuassem com Camilo o deixaram desmoralizado em sua equivocada política de "agregação". Palácios, secretário de Esportes, foi outro dos cooptados que foi de 15 contra o 13 da Liberdade.
No percusso do primeiro turno o Prefeito de Ipu, através dos seus "infiltrados", nunca deixou o canal de áudio fechado com o PMDB de Eunício em Ipu.

Segundo Turno 

Somente no segundo turno foi que o Prefeito partiu para o ataque, mas não conseguiu repatriar muita gente, a não ser o advogado Júnior Pereira (PMDB) que voltou a ser procurador do município. O Vice Carlos Eduardo e seu pai Nonato Martins, deram-lhe um sonoro Não depois de uma reunião para reenquadrá-los.

Sávio Pontes se mostrou empolgado e chegou a militar, mas sem muito poder de fogo. Toinha e Diego foram discretos, sobretudo no segundo turno. No somatório geral, a oposição foi fraca e praticamente se resumiu a usar os estratégicos microfones da AM 1520.

Quem teve um papel decisivo foram os educadores da rede estadual. Estes sim, militaram e foram para o corpo a corpo com o alunado e em redes sociais. Esses professores somados a puxação de votos de Dilma, candidata preferida pelo interior nordestino, foram componentes imprescindíveis para os números finais sobre Eunício.

Não adianta blasfemar e duvidar da inteligência ou sensibilidade de quem foi às urnas hoje. A vitória de Camilo em Ipu foi construída a várias mãos e não pelo monólogo de ninguém. Nada de hipocrisia em rádios, sites e tribunas. Puxar a brasa para um lado só é instigar e deixar a ira eleitoral contra a soberba guardada para as próximas eleições. 

3 comentários:

Anônimo disse...

oposicao e situacao com o mesmo candidato quem tera maior apoio do camilio?

R.Martins disse...

A vitória de Camilo sobre Eunício em Ipu, deve se especialmente a eleição apertada da Dilma contra Aécio, lógico, que política se ganha com o somatorio de vários fatores, como por exemplo o corpo a corpo dos professores que o KT falou, eu desconhecia, mas se houve é importante, sei que importante mesmo foi e o trabalho esclarecedor da rádio regional através do âncora do programa FD, como também o programa doarcos Aurélio que tem grande audiência e é aberto para divulgar programas governamentais, tais como Brasil Sem miséria; Hora de Plantar; Garantia Safra etc. e outros que somaram, ate mesmo o pouco envolvimento dos políticos, mas não deixa de ter influências. Concordo com o KT quando diz que houve pouco envolvimento dos politicos de todos em especial do prefeito, pois este só se animou quando Camilo subiu 14% a frente de Eunício, nem mesmo no dia D não fizeram nada. Na minha visão a oposição perdeu a grande oportunidade de despachar fe vez o atual prefeito da próxima eleição. Era só ter trabalhado organizadamente no primeiro turno. Abraço KT. Chagas Peres. Os doutos mesmo é do povo de Ipu.



Anônimo disse...

Claro que o Camilo vai fazer mais pelo grupo da situação, afinal ele é o prefeito e tem obrigação de fazer obras e projetos para a cidade. Não significa que a oposição é menos. Apenas que prefeito é o da caneta.