segunda-feira, maio 01, 2017

Uso da Tribuna: MOSES RODRIGUES É APONTADO COMO DEPUTADO QUE MAIS FEZ DEFESA DO CEARÁ

Representantes do Ceará num universo de 513 parlamentares, deputados federais cearenses pouco têm levado ao plenário da Câmara dos Deputados temas especificamente relacionados a interesses do Estado. Levantamento dos pronunciamentos de nove dos dez parlamentares mais votados em 2014 no plenário da Casa, realizados em 2017, revela que, enquanto alguns até buscam, em intervenções verbais, levar à esfera nacional questões centradas no Ceará, outros nem discursos fizeram ainda neste ano parlamentar, iniciado em fevereiro último.

As informações referentes à atividade parlamentar constam no site da Câmara dos Deputados. Dentre os temas que pautaram discursos em comum, estão crise hídrica, especialmente no que diz respeito às obras da transposição das águas do Rio São Francisco; segurança pública, em pronunciamentos motivados por recentes episódios de violência no Estado; e turismo e geração de emprego, que vieram à tona em discursos sobre decisão judicial que determinou a retirada de barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza.

O deputado em primeiro mandato Moses Rodrigues, diferentemente da maioria dos seus colegas, soma nove pronunciamentos em plenário desde fevereiro último. Em sete deles, fez menção direta a temas que dizem respeito ao Ceará.
No dia 8 de fevereiro, por exemplo, agradeceu a parlamentares pelo apoio à tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que, segundo ele, valoriza os Tribunais de Contas dos Municípios (TCMs) e pretende resguardar o TCM do Ceará, cujo funcionamento, hoje, é mantido por decisão liminar da ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em seu mais recente discurso, registrado em 6 de abril, Moses Rodrigues também repercutiu audiência que teve com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, quando soube da reavaliação da Portaria nº 445, de 17 de dezembro de 2014, do Ministério do Meio Ambiente, que trata de 465 espécies que não podem ser pescadas no Brasil. A revisão culminará em outra portaria que, segundo o peemedebista, oferecerá condições para as pessoas que trabalham na pesca, setor que no Ceará, conforme citou ele, gera 300 mil empregos. “A pesca tem importância muito grande para gerar emprego e renda”, sustentou.

Com informações do Diário do Nordeste, edição de 30.04.2017/ ADAPTAÇÃO DE TEXTO BLOG DO KLEBER TEIXEIRA

Nenhum comentário: